Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

‘Vivo ou morto’: Filho quer encontrar romeiro que desapareceu entre SP e MG

sem-titulo

A declaração é de Pedro Augusto Francisco, filho do romeiro de Varginha (MG) que desapareceu há mais de uma semana entre SP e MG, na Serra do Piquete. Após o fim das buscas por parte do Corpo de Bombeiros e da família, a Polícia Civil começou a investigar o caso e faz a reconstituição dos últimos passos do idoso Pedro Donizeti Francisco.

A família do romeiro também realizava buscas por conta própria, mas parou com as tentativas depois de diversos “alarmes falsos”.

Informações de que o idoso teria sido visto em Lorena (SP), Aparecida e em outras cidades do Vale do Paraíba chegaram aos familiares, que foram aos municípios para verificar. Chegando aos locais, no entanto, as informações não eram verdadeiras.

“Chegamos lá [nos locais] e não tinha nada. É muito desgastante isso”, falou o filho do romeiro.

“A gente teve um alarme falso de ir lá em Aparecida. Pegamos o carro, tocamos pra lá, chegamos lá, mas ninguém viu, ninguém sabe. Agora a gente também encerrou as buscas, porque não tem onde procurar mais. É uma coisa muito triste, mas não tem outra saída”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros informou que as buscas foram suspensas no sábado, dia 30 de março. Segundo os militares, a partir de agora, os trabalhos ficam a cargo da Polícia Civil.

Romeiro de Varginha (MG) desapareceu na região de Piquete, quando tinha com destino Aparecida (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

Quem tiver informações sobre o paradeiro do romeiro desaparecido, pode informar as autoridades na base mais próxima da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros. O contato pode ser feito também por telefone, com a PM pelo 190 ou com os bombeiros pelo 193.

Polícia reconstitui passos

A Polícia Civil fez nesta terça-feira (2) a reconstituição dos últimos momentos antes do romeiro Pedro Donizeti Francisco desaparecer entre MG e SP, na Serra do Piquete.

Os trabalhos da Polícia Civil de SP tiveram início com a oitiva do filho de Pedro Donizeti Francisco, Pedro Augusto Francisco, que estava junto com o pai momentos antes do desaparecimento do romeiro.

“Fizemos a oitiva para que ele nos explicasse detalhadamente a dinâmica de como os fatos aconteceram. A ideia, nós fizemos uma filmagem dele, para a gente conseguir concretizar exatamente como a dinâmica desse desaparecimento aconteceu”, explicou o delegado de Piquete, Marcelo Vieira.

Polícia Civil reconstitui últimos passos antes de romeiro desaparecer entre SP e MG — Foto: Reprodução/EPTV

De acordo com o delegado, não existe nenhuma suspeita criminal até o momento e foi instaurado o chamado procedimento de investigação de desaparecidos.

“A ideia também é concretizar bem rapidamente como os fatos aconteceram, o Pedro [filho do romeiro] está nos ajudando. A gente vai fazer uma reconstituição com o Instituto de Criminalística Paulista para entender exatamente como foi a dinâmica da descida deles pela trilha, a separação dos dois, o não encontro. [Vamos fazer a] fixação de pontos, a gente vai subir um drone para fixar esse ponto, a gente vai tentar concretizar o local e a dinâmica de como os fatos aconteceram”, disse o delegado.

Desaparecimento

Pedro Donizeti Francisco é morador da região da Ilha do Salto, zona rural de Varginha. Esta era a segunda vez que ele participava da caminhada até Aparecida.

Romeiro que saiu de Varginha com destino a Aparecida desaparece na divisa entre MG e SP — Foto: Reprodução

A princípio, os bombeiros informaram que a vítima teria 77 anos. No entanto, a família relatou a idade de 69 anos.

Romeiros que estavam na Serra do Piquete tentaram encontrar o integrante da romaria, que saiu na no dia 20 de março de Varginha com destino ao Santuário de Aparecida. O idoso teria desaparecido por volta de 13h do dia 25 de março.

Segundo integrantes da romaria, o idoso saiu com o grupo da “Romaria do Zuca” na companhia de dois filhos e um neto. Os filhos e integrantes da organização ajudaram nas buscas.

A família registrou um boletim de ocorrência do desaparecimento do romeiro na delegacia da Polícia Civil em Guaratinguetá (SP).

As buscas

As buscas começaram no dia 26 de março, quando houve o acionamento. Os trabalhos aconteceram entre 9h30 e 20h, e contaram com o apoio de helicópteros da Polícia Militar e cães farejadores, além de 13 bombeiros.

Os bombeiros passaram por uma trilha, enfrentando áreas esburacadas, de mata fechada e com lama. Os cães farejadores, que têm alta sensibilidade olfativa, acompanharam os bombeiros nos trajetos, procurando odores relacionados ao romeiro, que pudessem indicar qual caminho ele seguiu.

No entanto, as buscas foram suspensas no dia seguinte. Segundo a corporação, o trecho da trilha onde o idoso se perdeu é considerado curto, e pode ser percorrido entre 50 minutos e uma hora.

Cães farejadores foram usados nas buscas pelo romeiro que desapareceu indo para Aparecida — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Dois cães farejadores usados nas ações indicaram que o romeiro saiu da trilha, no sentido da rodovia BR-459, que liga Lorena (SP) e Itajubá (MG). Segundo os bombeiros, isso indica que ele possa ter pegado uma carona e voltado para Varginha ou seguido para Aparecida.

Mesmo com a suspensão das buscas pelos bombeiros, o filho do romeiro, Pedro Augusto Francisco, ainda continuou procurando pelo pai.

No sábado (30), o Corpo de Bombeiros retomou as buscas pelo romeiro. Os militares contaram com o apoio de romarias de Varginha com cerca de 40 voluntários. As buscas aconteceram na Trilha da Gruta de São Miguel Arcanjo, em Piquete, e na rodovia BR-459.

Segundo os bombeiros, participaram das buscas 11 bombeiros, três viaturas e, aproximadamente, 40 civis voluntários. Foram percorridos mais de 60 km entre trilhas, estradas e rodovias. Depois de todo trabalho realizado nos últimos dias, os bombeiros descartaram a área procurada.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, todas as informações foram repassadas às autoridades competentes que irão dar prosseguimento ao processo de investigação. As buscas realizadas pelo Corpo de Bombeiros foram encerradas no final da tarde do mesmo dia. O familiar do romeiro e os voluntários foram orientados quanto aos procedimentos técnicos realizados.