Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Técnicos da ANM encerram visita e fazem novas exigências de segurança em barragens da INB em MG

sem-titulo

Terminou nesta quarta-feira (21) a vistoria dos técnicos da Agência Nacional de Mineração (ANM) nas barragens de rejeitos nucleares das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caldas (MG). O relatório final deve ficar pronto em até 15 dias. Novas exigências foram feitas à empresa.

“São exigências para que eles elaborem alguns estudos para melhorar o diagnóstico das estruturas, a gente realmente chegar a uma conclusão de como realmente está essa estrutura hoje. São estudos que eles vão ter que fazer para chegar a um diagnóstico mais preciso das estruturas”, disse o coordenador da ANM, Claudinei Cruz.

Os técnicos vieram de Belo Horizonte e colheram dados e documentos, além de vistoriar as duas barragens.

Técnicos da ANM fiscalizam barragens da INB, em Caldas — Foto: ANM

Técnicos da ANM fiscalizam barragens da INB, em Caldas — Foto: ANM

No final do ano passado, a responsabilidade de fiscalizar as barragens de rejeitos nucleares da INB passou da Comissão Nacional de Energia Nuclear para a Agência Nacional de Mineração.

Este mês, quando a INB cadastrou as barragens D4 e de Rejeitos no sistema da ANM, a agência identificou problemas em ambas, o que elevou a classificação para o nível 1 de emergência.

“Nós éramos fiscalizados pela CNEM e a regulamentação da CNEM também mostrava a necessidade de algumas adequações nos nossos barramentos. Por isso nós já vínhamos trabalhando, já temos até uma consultoria contratada tanto para fazer especificações técnicas, quanto também para projetos que nós precisaremos para fazer essas adequações. O trabalho está em andamento e agora com as exigências da ANM, vai ficar até mais rápido o atendimento”, disse o gerente de descomissionamento da INB, em Caldas, João Viçoso da Silva Júnior.

Técnicos da ANM fiscalizam barragens da INB, em Caldas — Foto: ANM

Técnicos da ANM fiscalizam barragens da INB, em Caldas — Foto: ANM

Apesar da nova classificação, a INB e a ANM descartam que haja risco iminente de rompimento das estruturas.

“Se tivesse alguma iminência de rompimento seria nível 3, então hoje ela tem as anomalias que estão controladas e precisam de ações para que sejam extintas, então hoje as barragens estão em nível 1 de emergência”, disse o coordenador da ANM, Claudinei Cruz.

“Conforme o tempo vai passando, nossa consultoria geotécnica vai trabalhando, vai emitindo especificações, vai também fazendo as análises e é das análises, desses diagnósticos que surgem as necessidades, quais ações nós precisaremos fazer. Primeiro nós temos o estudo da necessidade e aí com isso dominado, chega-se a soluções, que é a fase em que nós estamos”, completou o gerente da INB, João Viçoso da Silva Júnior.

Barragens da INB são fiscalizadas em Caldas — Foto: ANM

Barragens da INB são fiscalizadas em Caldas — Foto: ANM

Discussão em Brasília

A preocupação com as barragens da INB, em Caldas (MG), chegou a Brasília (DF). Durante a tarde, uma reunião do Ministério do Meio Ambiente discutiu o problema com parlamentares, Ibama e a ministra Marina Silva.

Para falar dessa situação, também estiveram no encontro deputados federais e um vereador da cidade de Caldas. Eles pediram um acompanhamento permanente dos órgãos ambientais na região.

Publicado por Weber Gomes
Registro Profissional (DRT) nº 07810/MG
Fonte: g1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais