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Sul de Minas entra em rota rodoviária do aeroporto internacional de BH no fim de 2020

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O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte lançou um projeto para conectar portos e aeroportos do Sudeste do país com importadores de Minas Gerais, com todo processo passando pelo aeroporto. O Sul de Minas fará parte da rota. Com isso, as indústrias e comércios devem ter mais agilidade e redução de custos durante a importação.

Sul de Minas faz parte de projeto de  rotas rodovárias do aeroporto internacional de Belo Horizonte.  — Foto: Divulgação BH Airport

A rota para o Sul de Minas tem um raio de 120 quilômetros a partir de Pouso Alegre (MG), englobando cidades importantes do ponto de vista comercial como Varginha, Extrema e Santa Rita do Sapucaí. A expectativa é de que seja lançada ainda neste ano.

De acordo com Rafael de Melo Laranjeira, gestor executivo de soluções logísticas, a iniciativa engloba seis rotas no total. “São três rotas de conexão com as principais zonas primárias, os principais portos e aeroportos do sudeste brasileiro. E outras três são de conexão com os importadores de Minas Gerais, como no caso da região Sul”.

Segundo Rafael, o potencial econômico foi um fator importante para que a região fosse incluída no projeto. “O Sul de Minas é um grande polo fármaco e tecnológico, segmentos naturalmente importadores, que poderão ser amplamente beneficiados”.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte terá rota rodoviária com o Sul de Minas — Foto: BH Airport/Divulgação

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte terá rota rodoviária com o Sul de Minas — Foto: BH Airport/Divulgação

O que colabora com a redução do valor são as rotas fracionadas, ou seja, um caminhão que leva a carga de vários clientes. Com isso, os valores são divididos e cada importador consegue economizar de forma significativa os custos rodoviários. Assim, o projeto ainda permite que importadores e empresas de menor porte também sejam beneficiados.

A logística criada por especialistas colabora com a agilidade de locomoção e entrega das transportadoras parceiras. Nos testes feitos até o momento, foi calculada uma economia de até 35% para importadores da região.

“Os importadores que tiverem a necessidade de nacionalizar a sua carga no estado, agora vão poder contar com uma opção mais econômica. Importar as cargas pelos aeroportos de São Paulo e fazer as transferências para os portos secos do Sul de Minas possui um custo aeroportuário 84% maior do que quando é transportado de um aeroporto para outro aeroporto”, explicou o gerente.

Não é possível precisar se a redução de custos durante o transporte deve impactar no valor do produto para o consumidor final, já que este fator depende de algumas variáveis. Contudo, a expectativa de alguns segmentos é positiva, esperando que os benefícios de custo e da agilidade se estendam para além do processo de importação.

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