
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Publicado em 06/04/2026 por Redação: Jovem Pan Itajubá / Jovem FM Cambuquira
O cenário político no estado ganhou novos contornos para as eleições de 2026, com o fortalecimento da chapa do Republicanos, que vem consolidando um grupo competitivo tanto para a disputa ao governo do estado quanto para o Congresso Nacional. O movimento mais recente envolve a chegada de nomes estratégicos, com destaque para a pré-candidatura de Tenente Melo a deputado federal.
Rodrigo Sampaio Melo, o Tenente Melo, é ex-subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo de Minas Gerais, e deixou o Partido Novo após convite direto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de quem é amigo pessoal. O ingresso na nova sigla também foi reforçado pelo próprio senador mineiro Cleitinho Azevedo, principal liderança do Republicanos no estado, que busca fortalecer a chapa com nomes estratégicos, como Melo, de perfil altamente técnico, trazendo robustez ao grupo.
De acordo com interlocutores do partido, a movimentação é vista como importante, tendo em vista que Tenente Melo surge como este nome técnico, que traz experiência em gestão pública e proximidade com o setor produtivo em razão do forte alinhamento com pautas de liberdade econômica, agregando densidade à nominata do partido para a Câmara dos Deputados.
No plano estadual, Cleitinho Azevedo segue liderando as pesquisas e desponta como principal nome na disputa pelo governo de Minas. A composição da chapa do Republicanos também avança, com a confirmação de Luís Eduardo Falcão como pré-candidato a vice-governador.
Falcão deixou a Prefeitura de Patos de Minas e a presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM) para se dedicar integralmente à pré-campanha. A decisão sinaliza o compromisso com o projeto eleitoral do partido e reforça a estratégia de consolidar uma chapa “puro-sangue” do Republicanos.
A janela partidária também foi marcada por baixas significativas no Partido Novo em Minas Gerais. Além de Tenente Melo, o ex-prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, também deixou a legenda e se filiou ao Republicanos.
Ambos são pré-candidatos à Câmara dos Deputados, embora Gleidson admita a possibilidade de disputar uma vaga no Senado. As saídas refletem insatisfação interna com a competitividade da chapa do Novo, que revisou suas metas eleitorais diante das perdas.
Nos bastidores, a orientação da direção nacional é fortalecer nomes com densidade eleitoral e capacidade de mobilização, cenário no qual Tenente Melo se encaixa como peça-chave.
Conforme lideranças do partido, a candidatura de Melo à Câmara Federal ganha destaque como um dos pilares da estratégia do Republicanos no Sul de Minas. Sua saída do Novo, impulsionada por lideranças como Tarcísio de Freitas e Cleitinho Azevedo, simboliza não apenas uma mudança partidária, mas a consolidação de um projeto político mais amplo.
Segundo interlocutores do Republicanos, a expectativa é de que sua candidatura contribua para ampliar a bancada federal do partido e reforçar o discurso de gestão eficiente, liberdade econômica e renovação política, pilares que o Republicanos pretende levar ao eleitorado mineiro em 2026.
Confira na jovemfm.com.br Siga no instagram @jovempanitajuba e @jovemfmcambuquira