Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeitura, Emater e Unifei vão expandir projeto ecológico de tratamento de esgoto descentralizado na área rural

20220610_150703-scaled

Tanques utilizam materiais recicláveis e técnica com plantas para evaporação

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Emater e Unifei, através do grupo Enactus, está sendo executado na área rural de Itajubá o projeto “Araípe” para tratamento do esgoto de privada das casas através de Tanques de Evapotranspiração (TEvaps). Trata-se de uma solução alternativa e ecológica que diminui o impacto causado pela ausência de coleta de esgoto e tratamento nestes locais.

O Vice-Prefeito de Itajubá e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Nilo Baracho, acompanhou o lançamento do projeto em uma propriedade do bairro Serra dos Toledos, juntamente com moradores, alunos da Unifei e representantes da Emater e Secretaria de Agricultura. “É uma iniciativa maravilhosa que vai transformar a realidade de diversas comunidades rurais. É um projeto que foi iniciado pelo nosso Secretário de Agricultura, Bruno Almeida, em 2019, enquanto professor da Universidade, e que agora, a pedido do nosso Prefeito Christian Gonçalves, se tornará uma política pública em nossa cidade”, disse Dr. Nilo.

20220610_151821-scaled

Segundo o Secretário Bruno, o esgoto da propriedade em questão estava indo para a cachoeira da Serra dos Toledos, causando a contaminação da água. “Vimos ali uma oportunidade de tratar 100% esse esgoto através do projeto Araípe, beneficiando não só o meio ambiente, mas a saúde de toda aquela comunidade rural”, revelou.

20220610_142138-scaled

Segundo Bruno, os TEvaps são construídos a partir da abertura de uma cova retangular que é selada com concreto. Em seguida, são dispostas uma camada de pneus em forma de túnel, uma camada de entulhos (restos de materiais de construção), uma de brita e, por último, uma camada de terra, onde são plantadas bananeiras, pés de taioba ou inhame. “São plantas que potencializam a evaporação da água. Assim, além de água tratada, temos plantas que crescem a partir dos nutrientes da matéria orgânica decomposta”, explicou.

O projeto deve chegar em breve a outros bairros rurais da cidade. Ele conta também com o apoio da empresa Pneusul que faz a doação dos pneus usados.

PMI

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais