Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeitura de Pouso Alegre confirma morte de jovem de 21 anos por varíola dos macacos

r7rio-062022-variola-macaco-13062022152016563

Um jovem de 21 anos morreu na manhã deste domingo (9) no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre (MG), vítima da varíola dos macacos. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade.

Segundo a prefeitura, a vítima tinha comorbidades e estava internada no hospital desde o dia 11 de setembro.

Atualmente no município, segundo a prefeitura, há quatro casos confirmados (sendo um deles o paciente que foi a óbito e os demais que passaram pelo isolamento domiciliar), um em análise e 45 descartados.

Segundo a prefeitura, a vítima tinha comorbidades e estava internada no Hospital Samuel Libânio desde o dia 11 de setembro. — Foto: Reprodução/EPTV

Segundo a prefeitura, a vítima tinha comorbidades e estava internada no Hospital Samuel Libânio desde o dia 11 de setembro. — Foto: Reprodução/EPTV

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Minas Gerais tinha até a última sexta-feira (7), 523 casos confirmados da doença, com uma morte.

A morte confirmada em Pouso Alegre é a segunda registrada em Minas Gerais e a quarta no país. Até o momento há outras duas mortes confirmadas no Rio de Janeiro.

Varíola dos macacos no Sul de Minas

No Sul de Minas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), há 16 casos confirmados da doença. Pouso Alegre lidera a lista com quatro confirmações. Veja abaixo:

  • Alfenas – 1 caso
  • Andradas – 3 casos
  • Elói Mendes – 1 caso
  • Gonçalves – 1 caso
  • Itajubá – 2 casos
  • Paraisópolis – 1 caso
  • Poços de Caldas – 2 casos
  • Pouso Alegre – 4 casos
  • São Sebastião do Paraíso – 1 caso

Varíola dos macacos

Conhecida internacionalmente como monkeypox, a varíola dos macacos é endêmica em regiões da África e se tornou uma preocupação sanitária devido à disseminação para diversos países desde maio. A doença é causada por um poxvírus do subgrupo orthopoxvírus, assim como ocorre por outras doenças como a cowpox e a varíola humana, erradicada no Brasil em 1980 após campanhas massivas de vacinação.

A varíola dos macacos foi descrita pela primeira vez em 1958. Na época, também se observava o acometimento de macacos, que morriam. Vem daí o nome da doença. No entanto, no ciclo de transmissão, os macacos são vítimas como os humanos. Na natureza, roedores silvestres provavelmente representam o reservatório animal do vírus.

Entre pessoas, a transmissão ocorre por contato direto, como beijo ou abraço, ou por feridas infecciosas, crostas ou fluidos corporais, além de secreções respiratórias. O sintoma mais característico é a formação de erupções e nódulos dolorosos na pele. Além dessas lesões, podem ocorrer febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares e fraqueza.

g1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais