Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Peixes mortos são encontrados em barragem de mina desativada de exploração de urânio

sem-titulo

A Comissão das Águas da Câmara de Vereadores de Poços de Caldas quer explicações sobre uma possível mortandade de peixes na barragem da mina desativada de exploração de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caldas (MG). Após a denúncia, a INB teria recolhido peixes e água para análise.

Conforme a Comissão, foram encontrados oito peixes mortos em 15 minutos em que a comitiva com deputados e autoridades esteve na barragem. Os peixes estariam no ponto de desague para o Ribeirão das Antas, que abastece a Represa Bortolan, em Poços de Caldas.

A Comissão das Águas é formada por vereadores e instituições ambientais de Poços de Caldas e região. A presidente, vereadora Regina Cioffi, pediu explicações sobre os laudos.

A INB respondeu a ela que os peixes teriam sido recolhidos para análise junto com a água da barragem, que também será analisada.

Peixes mortos são encontrados em barragem de mina desativada de exploração de urânio em Caldas (MG) — Foto: Reprodução/EPTV

Peixes mortos são encontrados em barragem de mina desativada de exploração de urânio em Caldas (MG) — Foto: Reprodução/EPTV

A visita da comitiva aconteceu no dia 14 de junho e a possível mortandade de peixes foi divulgada nesta quarta-feira (26).

A barragem

A barragem é a primeira de exploração e trabalho de urânio do Brasil. A área ocupa um espaço equivalente a cem Maracanãs, contendo lixo radioativo com urânio, tório e rádio.

A área conta com o parque industrial desativado, bacia de rejeitos e de águas claras, depósito de armazenamento de materiais radioativos, além dos laboratórios de análise e área administrativa. A área total da unidade é de 1.350 hectares.

Entre 1982 e 1995, foram produzidas 1,2 mil toneladas de concentrado de urânio (também conhecido como yellowcake).

Nível 1 de emergência

Desde junho, quando barragens da INB foram classificadas com nível 1 de emergência, órgãos fiscalizadores e autoridades acompanham de perto os procedimentos realizados na INB.

O parecer da Agência Nacional de Mineração, responsável em fiscalizar barragens de rejeitos, exige 18 ações de segurança a serem adotadas pela INB. Cada uma tem um prazo para que os problemas sejam sanados.

Publicado por Weber Gomes
Registro Profissional (DRT) nº 07810/MG
Fonte: g1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais