Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Pai de Pelé eternizou no Sul de Minas único recorde de gols não alcançado pelo Rei do Futebol

sem-titulo

Pelé marcou 1.282 gols durante toda a carreira, sendo que na contagem oficial da Fifa foram 767 bolas que balançaram as redes. Seja em qualquer uma das contagens, o número é eternizado e reflete ao talento goleador do Rei do Futebol. O Rei do futebol morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos.

Há um recorde de gols, no entanto, que não conseguiu ser alcançado por Pelé, mas foi eternizado no Sul de Minas pelo pai dele, Dondinho: cinco tentos de cabeça no mesmo jogo.

A marca foi registrada pelo pai do Rei em 1938, quando ele jogava pelo Yuracan, time da cidade de Itajubá (MG). Dondinho atuou pela equipe antes de se transferir para o Atlético de Três Corações, time da cidade em que Pelé nasceu.

Pelé ao lado do Pai, Dondinho, e do irmão Zoca — Foto: Agência Estado

Pelé ao lado do Pai, Dondinho, e do irmão Zoca — Foto: Agência Estado

Em 1938, em uma partida contra o Smart Futebol Clube, principal rival do Yuracan, Dondinho marcou cinco gols de cabeça na vitória de goleada do time de Itajubá por 6 a 2.

O pai do Rei brincava que esse era o único recorde de gols que o filho não conseguiu bater. O fato foi lembrado por Pelé durante o lançamento de um livro em outubro de 2013, em São Paulo.

“Isso é uma viagem, me fez lembrar de quando meu pai dizia que o único recorde de gols que não consegui bater foi o dele, Dondinho, que fez cinco gols de cabeça no mesmo jogo. Ele tinha um jornalzinho lá de Três Corações que falava desses gols, e eu tenho esse legado que fica para a nova geração. São tantas histórias”, contou Pelé na oportunidade.

Pelé emocionado durante o lançamento do livro, em 2013 — Foto: Eliária Andrade / Agência O Globo

Pelé emocionado durante o lançamento do livro, em 2013 — Foto: Eliária Andrade / Agência O Globo

O Yuracan

O Yuracan Futebol Clube foi fundado em 1934 por ex-alunos do Instituto Eletrotécnico de Itajubá, onde hoje funciona a Universidade Federal de Itajubá. O nome Yuracan é de origem indígena e quer dizer “fogo que desce a montanha”.

O clube começou a disputar campeonatos profissionais em 1969, entre eles a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro e a Taça Minas Gerais. Com o orçamento baixo, a equipe passou a disputar apenas campeonatos amadores a partir de 2005.

Por Weber Gomes
Registro Profissional (DRT) nº 07810/MG
Fonte: g1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais