Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Operação resgata 42 trabalhadores em condições análogas à escravidão no Sul de Minas

sem-titulo

Uma operação do Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou 42 trabalhadores em condições análogas à escravidão em três cidades do Sul de Minas. O resgate foi feito durante ações realizadas nas últimas semanas em Minas Gerais, com apoio da Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal (MPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal.

Do total de trabalhadores resgatados na região, são 25 em Delfinópolis, 10 em Santa Rita do Sapucaí, e sete em Andradas.

A operação também ocorreu em outras regiões de Minas Gerais, como Triângulo e Alto Paranaíba. Foram, no total, 207 trabalhadores resgatados em sete cidades mineiras, já contando a ação do Sul de Minas.

Os trabalhadores atuavam com extração de palha de milho para fabricação de cigarros, colheita de alho e colheita de batata, colheita de café.

Operação resgata 42 trabalhadores em condições análogas à escravidão no Sul de Minas  — Foto: Divulgação/MPT

Operação resgata 42 trabalhadores em condições análogas à escravidão no Sul de Minas — Foto: Divulgação/MPT

Ações no Sul de Minas

Em Delfinópolis, a operação foi realizada no dia 22 de agosto. Entre os 25 resgatados, dois eram menores de idade. Os trabalhadores estavam em uma casa superlotada que servia de alojamento, com risco inclusive de algum acidente elétrico.

Esses trabalhadores foram recrutados em Pompéu, para trabalhar na retirada da palha de milho, mas, segundo as investigações, estavam sem receber salários. Além disso, precisaram comprar as próprias ferramentas.

No caso dos menores, eles não poderiam trabalhar já que o serviço é considerado uma das piores formas de trabalho infantil pelo trabalho perigoso, com objetos cortantes e exposição à radiação solar e ao frio.

Em Santa Rita do Sapucaí, a operação aconteceu no dia 16, quando dez pessoas foram resgatadas em condições degradantes, ambiente de higiene precária, não possuíam local para guardar alimentos e com indícios, inclusive, de servidão por dívida.

Operação resgata 42 trabalhadores em condições análogas à escravidão no Sul de Minas  — Foto: Divulgação/MPT

Operação resgata 42 trabalhadores em condições análogas à escravidão no Sul de Minas — Foto: Divulgação/MPT

Segundo o MP, esses trabalhadores resgatados em Santa Rita do Sapucaí eram migrantes de Caetanos (BA) e teriam vindo ao Sul de Minas para trabalhar na colheita de café. Eles tiveram que pagar as próprias passagens e os equipamentos de proteção individual (EPI), o que deve ser fornecido pelo empregador.

As investigações apontam que os produtos necessários que eles compravam em um supermercado, eram descontados diretamente nos salários, o que caracteriza indício de servidão por dívidas.

Em Andradas, foram resgatados sete trabalhadores de uma mesma família de Aracatu (BA). Eles estariam sem salários, sem perspectiva de ir embora e também seriam cobrados pelo material que usavam para o serviço.

g1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais