Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Moradores do entorno de barragem com risco de rompimento em Paraisópolis stão há um mês fora de suas casas

barragem

A Defesa Civil informou que ainda não há previsão para as famílias retiradas do entorno da represa do Brejo Grande retornarem para as suas residências. As famílias de Paraisópolis (MG) estão há um mês fora de suas casas por causa do risco de rompimento da barragem da represa do Brejo Grande. Desde a saída de suas casas, as 25 famílias estão morando provisoriamente nas casas de parentes, hotéis ou em casas alugadas com a ajuda da prefeitura.

“Assim que atingir a média de cinco metros, a gente vai aguardar o laudo da engenharia e, quando estiver pronto, vamos orientar qual vai ser o próximo passo para as famílias. Não vamos trabalhar com prazo, porque no momento estamos tentando Oferecer segurança a uma comunidade que ainda está necessitando acessar a área para tratar e dar água para os animais”, afirmou Selmo Andrade, tenente da Defesa Civil de Minas Gerais.

Moradores do entorno de barragem com risco de rompimento em MG não têm previsão para voltarem para suas casas — Foto: Reprodução/EPTV

Moradores do entorno de barragem com risco de rompimento em MG não têm previsão para voltarem para suas casas — Foto: Reprodução/EPTV

A barragem está classificada como nível três de risco. Por causa disto, a prefeitura e o comitê de crise estão trabalhando para esvaziar pelo menos cinco metros de água da represa do Brejo Grande, onde a barragem está localizada.

“Neste momento, conseguimos baixar 2,64 metros. Estamos com retirada de 10 centímetros por dia. Neste momento estamos com duas bombas trabalhando na ombreira direita, com três extravasores por gravidade e duas bombas elétricas na ombreira esquerda. Estas bombas trabalham 24h. Há previsão para a chegada de duas novas bombas, que o município adquiriu. Enquanto a gente não atingir a meta de 5 metros, a represa continua no nível três de risco”, afirmou.

Em outubro, o Ministério Público ajuizou uma ação para garantir a segurança da estrutura da barragem. Segundo o MP, a barragem está com risco iminente de rompimento desde maio de 2020.

Monitoramento

Famílias são realocadas para recuperação de barragem com risco de rompimento em Paraísópolis, MG — Foto: Reprodução/EPTV

Famílias são realocadas para recuperação de barragem com risco de rompimento em Paraísópolis, MG — Foto: Reprodução/EPTV

A Prefeitura de Paraisópolis segue monitorando a barragem da represa no Brejo Grande. O local possui rachaduras e vazamentos de nível três, considerado alto índice de alerta. Moradores precisaram ser retirados das casas e a administração municipal controla o acesso à represa, além de ter definido a instalação para monitorar o local com vídeos, em tempo real.

De acordo com a prefeitura, medidas preventivas estão sendo tomadas no local. Um exemplo disso foi a elaboração de uma cartilha instruindo como agir em uma situação de rompimento da barragem.

A Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros e a prefeitura fizeram simulações de evacuação da área da barragem com os moradores e testes com a sirene de emergência.

A barragem

A barragem da represa no Brejo Grande foi construída na década de 70 para captar água. Ela foi construída na Serra da Mantiqueira, com 1,4 mil metros de altitude, ocupando uma área de 12 hectares. Ao longo dos anos, outra fonte de abastecimento foi construída, mas o lago artificial do bairro Machadão virou cartão postal da cidade.

Em novembro de 2018, um laudo de vistoria alertou que a barragem poderia romper por ter infiltrações e rachaduras na lateral do aterro. O diagnóstico apontou a necessidade, em caráter de urgência, de obras de recuperação.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais