Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

‘Mais Médicos’: edital prevê 32 vagas para profissionais no Sul de MG

sem-titulo

O Governo Federal abriu 32 vagas para o Mais Médicos no Sul de Minas. As prefeituras das cidades selecionadas (veja abaixo quais são) devem aderir ao programa até a próxima terça-feira (25).

O programa Mais Médicos foi relançado pelo presidente Lula no dia 20 de março. O objetivo do governo é preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de atenção primária, em Unidades Básicas de Saúde.

Ao todo serão 402 vagas para 193 cidades mineiras. No Sul de Minas, as cidades que irão receber o programa são Alfenas, Cambuí, Campo Belo, Guaxupé, Itajubá, Monte Belo, Monte Sião, Passos, Poços de Caldas e Três Pontas.

'Mais Médicos': edital prevê 32 vagas para profissionais no Sul de MG; veja lista por cidade — Foto: Karina Zambrana /ASCOM/MS

‘Mais Médicos’: edital prevê 32 vagas para profissionais no Sul de MG; veja lista por cidade — Foto: Karina Zambrana /ASCOM/MS

De acordo com o Ministério da Saúde, nesta fase os municípios precisam informar ao Governo Federal que querem receber os profissionais. A cidade que já estava inscrita tem que renovar o interesse. Já quem estava de fora, devem se inscrever.

Os médicos vão trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde. Esse atendimento evita que os pacientes vão até os hospitais sem necessidade ou que um problema de saúde se agrave.

Vagas no programa ‘Mais Médicos’ no Sul de Minas

Cidades Vagas disponíveis
Alfenas 2
Cambuí 2
Itajubá 2
Monte Belo 2
Monte Sião 2
Campo Belo 2
Guaxupé 3
Três Pontas 3
Passos 6
Poços de Caldas 8
Total 32

Mais médicos

O Mais Médicos foi criado em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff. Atualmente, são 18 mil vagas: 13 mil profissionais estão atuando e 5 mil postos estão desocupados.

O contrato de participação na iniciativa é de quatro anos, prorrogável pelo mesmo período. Ao todo, o investimento previsto pelo governo federal para este ano é de R$ 712 milhões.

A nova versão do projeto estabelece benefícios para incentivar a permanência dos médicos por longos períodos. Entre eles:

  • para os médicos que ficarem ao menos 3 anos na vaga: possibilidade de pagamento de adicional de 10% a 20% da soma total das bolsas de todo o período que esteve no programa, a depender da vulnerabilidade do município;
  • para médicos com formação pelo Fies: adicional de 40% a 80% da soma total das bolsas de todo o período que esteve no programa, a depender da vulnerabilidade do município. O benefício será pago em quatro parcelas, sendo 10% por ano durante os três primeiros anos, e os 70% restantes ao completar 48 meses;
  • incentivo para médicos do Fies residentes em Medicina da Família, com auxílio para pagamento de dívidas do financiamento estudantil;
  • complementar o valor da bolsa para mulheres em licença-maternidade que passarem a receber o auxílio do INSS, o que antes não ocorria;
  • licença de 20 dias para licença-paternidade. Antes, não havia essa possibilidade;
  • oferta de especialização e mestrado.

Seleção

O novo formato do programa mantém a possibilidade de atuação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior, mas segue dando preferência para atuação dos nativos formados no país.

No caso dos que possuem diploma estrangeiro, o Ministério da Educação prevê oferecer incentivo para que façam o Revalida, teste que permite a validação do diploma de instituição de outro país para atuação no Brasil.

Os médicos com residência em Família e Comunidade terão pontuação adicional de 10% para a seleção do programa.

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais