Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Índia é primeiro país a conseguir fazer um pouso no polo sul da Lua

sem-titulo

Módulo fez pouso na quarta-feira (23), fazendo com que a Índia se tornasse o primeiro país a ter sucesso em uma missão ao polo sul da Lua.

O robô lunar Ch-3 começou a explorar a superfície do polo sul da Lua nesta quinta-feira (24), de acordo com Agência Espacial da Índia. O módulo indiano fez um pouso histórico na região inexplorada, que fica no lado escuro do satélite, na quarta-feira (23).

Em um post nas redes sociais, a agência indiana informou que o robô deixou a sonda para um passeio pela lua.

O sucesso na missão com a sonda Chandrayaan-3 fez com que a Índia se tornasse o primeiro país a conseguir fazer um pouso no polo sul da Lua. Antes, Rússia e Japão já haviam tentado a façanha, mas sem sucesso.

 No caso da Rússia, a tentativa aconteceu no domingo (20). No entanto, a sonda da missão Luna-25 perdeu o controle e se chocou contra a Lua. Já o Japão tentou fazer o pouso em abril, mas perdeu a comunicação com a sonda antes de concluir a operação.

Características dessa parte da Lua

A superfície lunar, onde a sonda indiana desceu, é um terreno traiçoeiro com grandes crateras e encostas íngremes, além de não receber luz solar, levando a temperaturas extremamente baixas, que chegam a -203°C.

Essas características tornam muito difícil operar equipamentos de exploração na região. Dessa forma, um pouso suave significa que o módulo não foi destruído.

A Índia busca explorar a Lua porque a primeira viagem espacial do projeto indiano, que ocorreu em 2008, detectou a presença de água na superfície lunar.

“Ainda precisamos de muito mais detalhes sobre onde e quanta água existe, e saber se toda ela está congelada”, explica Akash Sinha, professor de robótica espacial na Universidade Shiv Nadar University, perto de Delhi, à BBC.

A exploração da superfície das regiões polares da Lua, compostas de rochas e solo, também pode dar respostas sobre a formação do Sistema Solar.

Imagem do polo sul da Lua capturada por missão indiana durante aterrissagem — Foto: ISRO/Reuters

Imagem do polo sul da Lua capturada por missão indiana durante aterrissagem — Foto: ISRO/Reuters

Publicado por Weber Gomes
Registro Profissional (DRT) nº 07810/MG
Fonte: g1

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais