Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

‘Houve excessos na operação’, afirmam escritores de livro que traz detalhes sobre a Lava Jato

sem-titulo

Os bastidores da maior e mais controversa investigação brasileira retratados em um livro. O “Fim da Lava Jato”, livro escrito e recém-publicado pela jornalista poços-caldense Bela Megale e pelo jornalista baiano Aguirre Talento, traz detalhes sobre a atuação de Bolsonaro, Lula e do ex-juiz Sérgio Moro durante a operação.

O assunto foi tema de uma mesa que aconteceu no segundo dia da 17ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas. Os autores afirmaram que houve excesso na operação, o que fez crescer que um certo receio em fazer grandes denúncias, investigações e operações semelhantes.

“Houve excessos por parte da operação e hoje, no pós-Lava Jato, vivemos o momento oposto, em que nos mais diferentes órgãos há um receio muito grande de qualquer iniciativa em relação a isso. Há uma percepção de que não há mais o suporte das instituições em investigações de grande impacto político, que ficariam vulneráveis. Houve uma virada no judiciário, então o ambiente para se prosperar esse tipo de investigação contra corrupção não é mais propício nos dias de hoje”, afirmou Bela Megale.

Escritores falam sobre livro "O Fim da Lava Jato" no Flipoços — Foto: Beatriz Mendes

Escritores falam sobre livro “O Fim da Lava Jato” no Flipoços — Foto: Beatriz Mendes

Os jornalistas já trabalhavam juntos em coberturas complementares e em 2020, quando Sérgio Moro pediu demissão do cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Bolsonaro, viram a possibilidade de trazer à tona o conteúdo que tinham acesso nos bastidores da operação, em Brasília.

O livro, lançado em julho deste ano após quase dois anos de trabalho de apuração, traz grande riqueza de detalhes, remontando diálogos de forma contextualizada e até mesmo imersiva.

“Tínhamos detalhes calorosos, muito material que às vezes acabava não sendo aproveitado nas matérias diárias e, por isso decidimos documentar tudo e começar a escrever um livro mais aprofundado, assim as pessoas também poderiam entender melhor o que tinha por trás da operação”, explicou Aguirre.

O livro conta com mais de 50 entrevistas obtidas com exclusividade pelos jornalistas, parte das fontes foram mantidas em anonimato, para garantir que fossem preservadas e evitar possíveis retaliações. Contudo, Aguirre conta que o formato foi desafiador já que poderia colocar a veracidade do conteúdo em questionamento.

“A gente estava tratando de um tema bastante sensível com personagens que, eventualmente, poderiam não gostar de saber que alguém contou algo sobre ela, por isso as fontes preferem ser anônimas, mas tivemos o cuidado de checar em possíveis provas documentais, e com duas ou mais fontes todas as informações”, afirmou.

Questionada sobre os frutos da operação, Megale relatou que a Lava Jato teve um funcionamento colaborativo com a imprensa.

“A Lava Jato trouxe algo muito importante para o jornalismo que é a facilidade de acesso, a transparência. Existia um sistema em que tudo que acontecia na operação estava nele e sempre atualizado. Não havia sigilo das informações, nós tínhamos acesso”, contou.

Flipoços debate Lava Jato  — Foto: Beatriz Mendes

Flipoços debate Lava Jato — Foto: Beatriz Mendes

Repercussão

A jornalista Bela Megale comentou que já foi contatada por autoridades e personagens citados, e que se mostraram bastante surpresos com a fidelidade do conteúdo, alguns teriam dito que era como se os autores estivessem na cena.

“Tivemos feedback de algumas autoridades que estão diretamente ligadas, entre elas o Moro. Ninguém ficou feliz, mas reconhecem que os relatos do livro procedem, não houve nenhum tipo de contestação. Viram mérito no trabalho e que houve um esforço grande de apuração.”

Além da surpresa com a retratação, alguns também teriam ficado espantados ao saber que muitas informações foram relatadas e vazadas por pessoas próximas, gerando um clima de desconfiança no cenário político.

“Nós recebemos reclamações de todos os lados, então, se todos se sentiram incomodados, acredito que seja um sinal de que foi bem feito. Conseguimos fazer uma distribuição, contar os fatos com diferentes pontos de vista”.

Lava Jato acabou, mas continua rendendo

Bela explicou que o livro precisou ser finalizado para que pudesse ser publicado com certa antecedência às eleições 2022, mas o assunto da Lava Jato continua reverberando. Apesar da operação ter sido finalizada, o tema ainda surte efeitos no cenário político, com reflexos na Polícia Federal e até mesmo na Justiça brasileira.

A jornalista contou que há material suficiente para escrever um segundo livro, mas não informou se está nos planos da dupla.

Flipoços 2022

O Flipoços 2022 visa promover a literatura, música e a cultura brasileira. O evento é gratuito, aberto ao público e acontece do dia 3 de setembro ao dia 11, no Espaço Cultural da Urca.

O horário de funcionamento é das 9h às 21h, nos dias 3, 4, 7 e 10; das 7h30 às 21 horas nos dias 5, 6, 8 e 9 de setembro e das 9h às 18h no dia 11. A programação completa do evento pode ser acessada por aqui (basta clicar).

g1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais