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Governo Federal anuncia leilão da Fernão Dias para 11 de dezembro

Um dos principais eixos logísticos do país, o trecho da BR-381, conhecido como Rodovia Fernão Dias, terá um novo processo de concessão. O Ministério dos Transportes, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), aprovou o edital do leilão e anunciou que o leilão da rodovia está marcado para o dia 11 de dezembro, na B3, em São Paulo.

O contrato foi repactuado com a atual operadora e validado previamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O processo será aberto à disputa, permitindo a entrada de novos operadores privados.

Com 569 km de extensão, a Fernão Dias conecta Belo Horizonte a São Paulo e passa por 33 municípios, sendo 17 no Sul de Minas. A rodovia tem tráfego médio diário superior a 61 mil veículos por praça de pedágio, dos quais 37% são de carga, o que a torna estratégica para a economia e para a mobilidade entre os dois maiores polos do Sudeste.

Melhorias previstas

O contrato, válido até 2040, prevê um ciclo de obras para os próximos dez anos. Entre as intervenções estão:

  • 108 km de faixas adicionais;
  • 14 km de vias marginais;
  • 9 km de correções de traçado;
  • 29 passarelas;
  • 17 interseções otimizadas;
  • 62 melhorias de acesso;
  • seis passagens de fauna;
  • duas áreas de escape;
  • novos túneis.

A BR-381/MG/SP será a terceira concessão repactuada dentro do programa de otimização do Ministério dos Transportes. Segundo a pasta, o objetivo é aumentar a eficiência da malha rodoviária e garantir mais segurança e qualidade no atendimento aos usuários.

Para 2025, o governo projeta a realização de 16 leilões, com expectativa de movimentar R$ 176 bilhões em investimentos. Até 2026, estão previstos 45 certames, que devem somar mais de R$ 350 bilhões.

Novo contrato

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou em junho a solução consensual para o contrato de concessão da Rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga São Paulo a Belo Horizonte. O novo modelo prevê a renovação do contrato por mais 15 anos, cerca de R$ 15 bilhões em investimentos e a realização de um processo competitivo para troca de controle da concessionária Autopista Fernão Dias S.A.

A decisão encerra anos de impasses contratuais e pretende reestruturar um dos principais corredores logísticos do país, que registra fluxo diário de cerca de 250 mil veículos. A Rodovia Fernão Dias é um importante eixo rodoviário que liga São Paulo a Belo Horizonte, e que passa por 17 municípios do Sul de Minas.

O plano prevê R$ 9,47 bilhões em investimentos em obras, com foco na recuperação do pavimento e ampliação da rodovia. Só nos primeiros três anos serão aplicados cerca de R$ 3 bilhões. Estão previstas a construção de 108 km de faixas adicionais, 14 km de vias marginais e novos túneis. O contrato também prevê R$ 5,3 bilhões em despesas operacionais.

Da redação Weber Gomes
Reprodução: g1 Sul de Minas
Fonte: g1 Sul de Minas
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