Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Governo de Minas assina protocolo de intenções com empresa australiana para extração de ‘terras raras’

sem-titulo

Empresa pretende investir R$ 1,18 bilhão em projeto de extração de argila iônica, com expectativa de geração de 700 empregos na região em Poços de Caldas.

O Governo de Minas Gerais assinou protocolo de intenções com a empresa australiana Meteoric Resources NL para um investimento na extração de terras raras em Poços de Caldas (MG). O anúncio foi feito durante visita do governador Romeu Zema (Novo) na cidade nesta quarta-feira (9).

A empresa pretende investir R$ 1,18 bilhão no projeto de extração de argila iônica, com a expectativa de geração de 700 empregos na região.

Conforme o Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o empreendimento pode colocar Minas Gerais entre os maiores produtores desse tipo de mineral no mundo, assim como ocorre com o lítio.

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anuncia investimento de empresa em extração de "terras raras" em Poços de Caldas — Foto: Júlia Reis/g1

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anuncia investimento de empresa em extração de “terras raras” em Poços de Caldas — Foto: Júlia Reis/g1

As chamadas “terras raras” são compostos minerais obtidos em lugares específicos do planeta e que são utilizados em vários setores para fabricação de diversos produtos.

Entre os principais destinos hoje estão a produção de equipamentos de geração de energia renovável (turbinas eólicas e células fotovoltaicas), cabos, ímãs, baterias de longa geração, foguetes espaciais, e outros recursos de alta tecnologia.

Os estudos sobre a qualidade e a quantidade dessas reservas em Poços de Caldas são feitos há 12 anos e apontaram que o material possui um alto potencial mercadológico.

Atualmente, a China concentra cerca de 90% da produção mundial de terras raras.

Segundo o Invest Minas, as pesquisas minerais vão continuar em progresso, visando melhor quantificar e qualificar o jazimento mineral existente. Em breve, a Meteoric também começará os estudos de impacto ambiental na região para a obtenção das licenças.

A projeção para início da atividade produtiva é de entre 24 e 36 meses.

Publicado por Weber Gomes
Registro Profissional (DRT) nº 07810/MG
Fonte: g1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais