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Gardenia deixa de operar temporariamente linhas de ônibus que atendem o Sul de Minas

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A Viação Gardenia deixou de operar temporariamente todas as linhas intermunicipais que atendem o Sul de Minas, segundo a empresa. Alguns trechos já estavam suspensos desde semana passada, mas a situação piorou depois de uma nova fiscalização nos veículos ocorrida nesta terça-feira (30). Mais ônibus foram autuados.

A operação Ponto Final foi realizada na terça-feira (30) por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Os problemas dos veículos incluem falta de conforto e segurança, descumprimento de quadros de horários.

Operação Ponto Final termina segundo dia de fiscalização com 13 ônibus da Gardenia retirados de circulação — Foto: Danielle Formaggio

Operação Ponto Final termina segundo dia de fiscalização com 13 ônibus da Gardenia retirados de circulação — Foto: Danielle Formaggio

O trabalho fiscalizou as linhas intermunicipais da empresa Gardenia. As abordagens foram realizadas simultaneamente no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte e na Rodoviária de Pouso Alegre nesta terça-feira (30). Ao todo, a equipe de fiscais emitiu 37 autuações.

Três veículos que saíam da capital pela manhã em direção a cidades do Sul de Minas foram retirados de circulação por apresentarem problemas mecânicos e irregularidades na documentação. A empresa foi autuada também descumprimento de viagens, já que seis veículos não compareceram para iniciar os itinerários nos horários previstos.

“São infrações relacionadas ao conforto e higiene. Os veículos tirados de circulação, há questões relacionadas à segurança, que impedem o funcionamento e o prosseguimento da viagem. Todos os veículos foram autuados e todos os laudos serão juntados para esse processo”, explica Eirênio Jaderson de Souza, diretor de regulação.

Operação Ponto Final termina segundo dia de fiscalização com 13 ônibus da Gardenia retirados de circulação — Foto: Danielle Formaggio

Operação Ponto Final termina segundo dia de fiscalização com 13 ônibus da Gardenia retirados de circulação — Foto: Danielle Formaggio

Conforme a secretaria, se não houver a regularização da frota, a Viação Gardenia pode chegar a perder a concessão das linhas de transporte intermunicipal.

“Ela [a empresa] tem os contratos em vigor e será instaurado um processo administrativo que pode vir ou não a cassação da licitação. […] Se ela não conseguir recuperar a condição técnica de operação, o contrato dela pode ser cassado. […] Todo o processo segue a questão da lei federal, que tem a duração entre 90 e 180 dias para essa decisão”, explica.

Operação Ponto Final termina segundo dia de fiscalização com 13 ônibus da Gardenia retirados de circulação — Foto: Danielle Formaggio

Operação Ponto Final termina segundo dia de fiscalização com 13 ônibus da Gardenia retirados de circulação — Foto: Danielle Formaggio

Alteração repentina causa transtorno

Com essa suspensão, o trecho Poços de Caldas até Belo Horizonte é operado desde segunda-feira (29) por outra viação. A mudança repentina causou transtorno para os moradores que já tinham comprado passagens da Gardenia.

O problema foi registrado em um boletim de ocorrência pelos cerca de 20 passageiros que ficaram na rodoviária durante a noite de segunda-feira aguardando pela viagem, que não aconteceu.

A Gardenia já não estava operando o trecho e a Gontijo ainda não tinha assumido todos os horários. Portanto, não foi possível embarcar. A próxima viagem acontecia só quase 12 horas depois e os passageiros tiveram que remarcar os compromissos.

Alteração repentina na linha da Gardenia causou transtorno na rodoviária de Poços de Caldas, MG — Foto: Marcos Corrêa

Alteração repentina na linha da Gardenia causou transtorno na rodoviária de Poços de Caldas, MG — Foto: Marcos Corrêa

“Chamei a viatura da polícia e tentei conversar com as partes, que seriam da Gardenia e da Gontijo. A Gardenia me passou um monte de papel dizendo que não podia levar o carro que estava apreendido. E a Gontijo também não podia, eles vão começar a trabalhar no próximo dia seguinte, às 8 da manhã. Não nos negaram de levar a gente no carro deles […] mas naquele exato momento, eles não poderiam tirar o ônibus, porque o motorista tinha acabado de chegar de viagem, então ele não ia dar conta de voltar. É uma viagem bem longa. Acabou que o que me deixou mais triste foi a falta de consideração da empresa Gardenia e Gontijo que está começando a operar”, relata o passageiro Max Donizete.

EPTV Sul de Minas, afiliada Rede Globo, tentou contato com a empresa Gontijo, que assumiu o trecho, mas até a última publicação não havia retorno.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), a empresa assumiu o serviço na manhã de terça-feira (30) para regularizar a emissão de passagens e outras demandas. Ainda segundo a secretaria, as linhas que atendem o Sul de Minas foram normalizadas.

O que diz a Gardenia

Em nota, a Viação Gardenia afirmou que foi surpreendida com a notificação da Seinfra quanto à suspensão temporária imediata de diversas linhas operadas pela empresa, isso porque vinha mantendo tratativas com o setor de fiscalização do DER-MG para regularizar a situação dos veículos.

A empresa relata não ter recebido notificação prévia que pudesse prevenir aos consumidores que já tinham comprado passagens. E que além de prejudicar os usuários, também não está visando a recuperação da empresa, que não vai receber pelas viagens feitas neste período.

A viação também afirmou que tem um plano de ação emergencial com investimento em veículos e que há linhas deficitárias; que a suspensão é temporária e deve recuperar essas linhas de forma gradativa, algumas em sete, dez e no máximo 20 dias.

Já a Seinfra reforça que as operações são feitas para garantir para assegurar o transporte dos usuários, a segurança e o conforto dos passageiros. Que a operação foi motivada pela quantidade de irregularidades encontradas em ações da mesma empresa e para apurar o grande número de reclamações registradas por passageiros que incluem atrasos e má conservação.

Ônibus retirados de circulação

Entre os dias 10 e 12 de abril, dez ônibus da empresa Gardenia foram retirados de circulação no Sul de Minas, por problemas de manutenção identificados durante uma fiscalização A ação visava apurar irregularidades na operação de linhas intermunicipais em Passos, Cássia e Poços de Caldas.

Fiscalização tira de circulação dez ônibus de linhas intermunicipais no Sul de Minas — Foto: Divulgação / Seinfra

Fiscalização tira de circulação dez ônibus de linhas intermunicipais no Sul de Minas — Foto: Divulgação / Seinfra

A companhia de viação atende 107 municípios na região, transportando quase 2 milhões de passageiros por ano. Para que os usuários não fiquem sem atendimento, a Seinfra concedeu uma autorização para que a empresa Santa Cruz opere emergencialmente as linhas.

Na ocasião, a Viação Expresso Gardenia informou ao g1 que em relação aos dez ônibus retirados de circulação, as restrições anotadas são referentes às questões burocráticas, como ausência de documento relacionado à comprovação de medidas corretivas na frota, pois “em virtude do curto prazo, não foram possíveis de serem enviadas a tempo ao órgão de regulação”.

A empresa também afirmou que as autuações não têm relação com problemas técnicos que pudessem comprometer a segurança dos passageiros, e que vem atendendo aos requisitos e fiscalizando todos os veículos.

 g1 Sul de Minas

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