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Fernão Dias completa 15 anos de privatização durante leilões de outras estradas do Sul de Minas

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Em agosto, a privatização da Rodovia Fernão Dias completa 15 anos. Segundo a concessionária responsável, a Arteris, já foram investidos R$ 3,4 bilhões em obras e ainda serão empenhados mais R$ 2 bilhões na manutenção da via até 2025. Outras rodovias do Sul de Minas estão em processo de concessão a empresas.

A Rodovia Fernão Dias, que liga os estados de São Paulo e Minas Gerais, foi inaugurada no final da década de 1950 pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

A via passou por um leilão na segunda metade dos anos 2000 e, por meio de uma concessão à Autopista Fernão Dias, passou para as mãos do grupo Arteris S/A.

Fernão Dias completa 15 anos de privatização durante leilões de outras estradas do Sul de Minas — Foto: Reprodução / EPTV

Fernão Dias completa 15 anos de privatização durante leilões de outras estradas do Sul de Minas — Foto: Reprodução / EPTV

A via, que atualmente opera integralmente de forma privatizada, passa por 33 municípios ao longo de 570 km de extensão, 17 deles no Sul de Minas. Segundo a Arteris, em média 200 mil veículos passam pela rodovia todos os dias.

A Arteris diz já ter investido R$ 3,4 bilhões em obras na Fernão Dias. O valor, segundo eles, é diluído em todo o percurso, com obras de implantação de trevos e alças de acesso e aumento de vias em determinados trechos. Além disso, de acordo com a empresa, foram instaladas 86 passarelas para pedestres e pontos operacionais que oferecem apoio para os usuários da rodovia.

São oito praças de pedágio ao todo, distribuídas pelos 570 km administrados pela concessionária. Em todas elas, a tabela atual varia de:

  • R$ 1,40 para motocicleta, motoneta, bicicleta a motor e triciclo;
  • R$ 2,80 para automóvel, caminhonete, furgão;
  • R$ 16,80 para caminhão com reboque e caminhão-trator com semirreboque.
Fernão Dias completa 15 anos de privatização durante leilões de outras estradas do Sul de Minas — Foto: Reprodução / EPTV

Fernão Dias completa 15 anos de privatização durante leilões de outras estradas do Sul de Minas — Foto: Reprodução / EPTV

“Do ponto de vista do usuário, a concessão traz maiores benefícios em termo da conservação da rodovia: sinalização, áreas de escape, pontos de apoio”, explica Alessandro Lopes, especialista em trânsito.

Conforme o especialista, para se entender as desvantagens, a conta que tem que se fazer é comparar quanto o usuário paga e o retorno da concessionária para o usuário.

“Se a gente for falar de valores, isso é difícil mencionar. Mas usando a Fernão Dias como parâmetro, a gente paga um pedágio em um valor acessível para ter um retorno que a gente espera da concessionária, deixar a rodovia sem buracos, bem sinalizada”, comenta Lopes.

Outras rodovias concedidas

Vale lembrar que oito rodovias da região são administradas pela EPR Sul de Minas, concessionária das rodovias do Sul de Minas, desde o dia 3 de março. O prazo da concessão é de 30 anos.

As vias contempladas integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de Minas Gerais e abrangem cerca de 22 municípios da região, com malha rodoviária que tem extensão total de 454,4 km.

Fernão Dias completa 15 anos de privatização durante leilões de outras estradas do Sul de Minas — Foto: EPR Sul de Minas

Fernão Dias completa 15 anos de privatização durante leilões de outras estradas do Sul de Minas — Foto: EPR Sul de Minas

“Minas Gerais está passando por um modelo que já tem há muito tempo no Estado de São Paulo. […] Minas tem uma característica diferente, terreno muito ondulado, muitas montanhas. A gente repara que muitas rodovias não têm acostamento. Então, essas concessionárias vão ter que se preparar para isso”, comenta o especialista em trânsito.

Outro trecho leiloado foi o “Varginha-Furnas”, quando o Consórcio Infraestrutura MG venceu com proposta única o leilão. A proposta de valor de pedágio de R$ 13,18. Ela vai explorar um total de 432,8 km de trechos de seis rodovias do Sul de Minas pelos próximos 30 anos.

“Sem dúvida há muito trabalho [pela frente]. Melhorar as estradas, colocar acostamento, sinalização adequada, pontos de apoio para usuário da vida. Se tudo isso funcionar bem, e o preço for justo, é um modelo que já deu certo em outros locais”, completa.

Publicado por Weber Gomes
Registro Profissional (DRT) nº 07810/MG
Fonte: g1

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