Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Falta de material impede ampliação de testes de Covid-19

frame-00-00-35-041

A falta do swab rayon, uma espécie de haste flexível estéril utilizada na coleta de amostras para exames do novo coronavírus, é apontada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) como uma das explicações para o número baixo de testes de Covid-19 executados em Minas Gerais.

Minas é o penúltimo estado do Brasil em número de exames realizados a cada 100 mil habitantes. Fica à frente apenas do Rio de Janeiro. Um levantamento realizado com as Secretarias de Estado de Saúde mostra que, a cada 100 mil mineiros, 78 foram testados. No estado vizinho, foram 75 a cada 100 mil.

De acordo com a SES-MG, só fazem exames pacientes hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), óbitos suspeitos, profissionais de saúde e da segurança pública com sintomas, além de presos e jovens que cumprem medidas sócio-educativas.

No estado, os exames de Covid-19 pelo SUS são analisados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e outras sete instituições, que foram credenciadas para ampliar a capacidade de testes para 2 mil análises por dia. Mas, segundo a Funed, este limite não é atingido porque não existe demanda.

Entretanto, segundo a SES, a ampliação da capacidade depende da aquisição do swab rayon, que estaria “sendo dificultada pela alta demanda mundial”. “Assim que o cenário relacionado à disponibilidade dos insumos for resolvido, a ampliação da testagem será reavaliada e espera-se utilizar a capacidade laboratorial da rede”, informou em nota.

Laboratório pode analisar 2 mil amostras ao dia, mas só recebeu 909 em maio

Um dos laboratórios parceiros da Funed na realização de análises clínicas de Covid-19 é o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Credenciado há pouco mais de um mês, o laboratório tinha previsão de realizar 120 testes por dia na primeira semana, atingindo pelo menos mil exames até o final do mês de abril.

Mas a capacidade atual, segundo a Nupad, já é de 2 mil testagens por dia. “Há insumos, equipamentos e mão de obra suficientes para essa média diária”, afirmou em nota.

Entretanto, em abril, o laboratório recebeu da Funed apenas 220 amostras para análise. Em maio, até o dia 14, foram recebidas 909 amostras, ou seja, uma média de 65 por dia, o que representa apenas 3,2% da capacidade diária do laboratório.

Subnotificação

A baixa quantidade de testes realizados em Minas Gerais é apontada por especialistas como uma das causas da subnotificação dos casos de Covid-19 no estado.

Um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) aponta que o número de casos confirmados de Covid-19 em Minas Gerais é pelo menos 16,5 vezes maior do que o oficial.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais