Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Uma estagiária do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas encontrou, em meio às centenas de livros que integram o acervo, algo inesperado: uma carta do presidente Juscelino Kubitschek, datada de 1961, ano em que deixou o governo do país.
Segundo a estagiária, enquanto organizava livros, encontrou uma carta endereçada a Juscelino Kubitschek dentro de uma obra antiga. O achado aconteceu no próprio Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. O político mineiro foi um frequentador assíduo dos cassinos da cidade nos anos 1930 e início dos anos 1940.
A carta, até então desconhecida, oferece novas informações sobre o período em que JK governou o Brasil. O documento foi encaminhado para preservação e análise mais aprofundada. Logo no início, o ex-presidente escreveu:
“Ao aproximar-se o término do meu mandato, venho manifestar-lhe, de modo especial, o meu reconhecimento pelo seu patriótico apoio à luta que travei para conduzir a pleno êxito a causa do desenvolvimento nacional.”
Ao final, Juscelino afirma que continuaria trabalhando pelo país:
“Sejam quais forem os rumos da minha vida pública, levarei comigo ao deixar o honroso posto que me confiou a vontade popular, o firme propósito de continuar servindo ao Brasil com a mesma fé, o mesmo entusiasmo e a mesma confiança nos seus altos destinos.”
A originalidade do documento foi confirmada pelo selo em alto-relevo e pela assinatura. O destinatário da carta, porém, é desconhecido, já que o envelope não foi encontrado junto ao documento.
O museu registrou e digitalizou a carta para estudo de historiadores e pesquisadores. A descoberta reforça a importância da conservação de acervos públicos e contribui para o conhecimento da história brasileira, ampliando o valor cultural de instituições regionais.
Da redação Weber Gomes
Reprodução: Prefeitura de Poços de Caldas
Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas
Confira na jovemfm.com.br
Siga no instagram @jovempanitajuba e @jovemfmcambuquira