Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Dez cidades do Sul de Minas apresentam risco para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

dengue

Dez cidades do Sul de Minas estão na lista da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) que aponta riscos para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Neste período do ano a situação preocupa ainda mais, já que a chuva e o calor aceleram a reprodução do mosquito.

A pesquisa foi realizada junto aos municípios mineiros entre 7 e 25 de agosto, como parte da estratégia de monitoramento e controle do mosquito transmissor dos vírus causadores da dengue, chikungunya e zika.

Conforme o levantamento rápido de índices para o Aedes aegypti, seis cidades de Minas Gerais apresentam alto risco.

No Sul de Minas, nove cidades estão alerta: Campo Belo, Luminárias, Campo do Meio, Andradas, Itaú de Minas, Três Pontas, Cássia, São José da Barra e Monte Santo de Minas. Uma cidade que está em estado de alto risco, é Claraval.

A cidade de Varginha, por exemplo, está em risco médio, porém já está com medidas para impedir que o número aumente.

O médico infectologista Luiz Carlos Coelho explica que o vírus que circula atualmente em Minas Gerais é preponderante ao ‘DENV-1″, sorotipo que possui uma capacidade significativa de rápida proliferação, o que justifica o aumento expressivo de casos. O médico destaca ainda que, entre os meses, de outubro a abril, no período pós-chuvas, os casos tendem a aumentar ainda mais.

“Nós estamos só começando o período de chuvas e logo após a chuva, a gente tem a eclosão dos ovos Aedes aegypti, e é isso que faz com que a gente tenha o vírus circulando”, explica.

Ainda conforme o médico, mais de 11% dos pacientes que contraem dengue em Minas Gerais estão contraindo também o vírus da chikungunya, e que a atenção para com os cuidados precisa ser intensificada.

“Mais de 80% dos focos do mosquito, são de criadores em casa. Se a população, em geral, não assumir para si a responsabilidade de, dentro do domicílio, cuidar, ter higiene, tirar focos de prolieração do mosquito, a gente não vai conseguir reverter essa situação”, concluiu.

Fonte: g1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais