Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Covid-19: quatro maiores cidades do Sul de MG têm 33,7 mil pessoas sem a 2ª dose da vacina

vacina

As maiores cidades do Sul de MG somam 33.743 pessoas que ainda não receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 entre a população adulta . Passos é o município entre eles com mais habitantes que não completaram o esquema vacinal de duas doses: 11.918.

Em seguida, Pouso Alegre tem 8,8 mil pessoas que não receberam a segunda dose, Varginha 7,1 mil e Poços de Caldas 5,8 mil (veja os números detalhados mais abaixo).

O professor de epidemiologia da Unifenas, Vinício Rocha, destaca a importância da imunização completa contra a Covid-19. Conforme ele explica, a vacinação não evita a contaminação, mas diminui os riscos de internações e até mesmo óbitos pela doença.

“Esse vírus é mutante. Então, quanto mais forte nosso sistema imune, mais ele vai estar preparado para nos defender de forma grave. Há várias vacinas que agem da mesma forma, como, por exemplo, a de tuberculose, que temos a marca no braço. Ela não impede ninguém de ter tuberculose, ela impede de internar e vir a óbito. Isso é comum em vacinas e a terceira dose vai reforçar exatamente isso. Evitar que com a escalada de casos que tenhamos, a gente tenha emergências em hospitais”, disse.

Rocha aponta, ainda, que estudos indicam os riscos maiores de casos graves em pessoas sem a imunização.

“Estudos de Minas Gerais mostram que uma pessoa com uma dose só tem duas vezes mais risco de morrer e sem ter tomado nenhuma dose 11 vezes mais risco de morrer por Covid. Esses números, de fato, mostram que é muito importante porque há um aumento de anticorpos quando a gente dá o reforço na vacinação”, falou.

Maiores cidades do Sul de MG

  • Poços de Caldas
    136.532 pessoas com 1ª dose
    5.800 pessoas não tomaram 2ª dose
  • Pouso Alegre
    129.754 pessoas com 1ª dose
    8.874 pessoas não tomaram 2ª dose
  • Varginha
    111.554 pessoas com 1ª dose
    7.151 pessoas não tomaram 2ª dose
  • Passos
    91.008 pessoas com 1ª dose
    11.918 pessoas não tomaram 2ª dose

Dose de reforço

O professor salientou que a escalada de casos que ocorre em todo Brasil se deve à ômicron. Ele ressaltou que a dose de reforço contribui no combate à variante da Covid-19.

“Estamos vendo uma escalada de casos, então, a vacinação mais do que nunca mostra-se muito importante neste momento. Muitas pessoas que já tiveram a doença estão pegando novamente, várias pessoas vacinadas podem pegar a doença. Então, qual a importância da vacinação nesse momento? Evitar a forma grave, a internação e o óbito”, falou.

“Estudos que mapearam a ômicron e fizeram testes, porque tem a imunidade de defesa celular e a imunidade de anticorpos, essa especificamente de anticorpos, estudos mostram que uma terceira dose consegue se ligar mais a partes do vírus”, completou.

 g1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais