Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Cota 762 do Lago de Furnas é tema de discussão em audiência pública na Câmara dos Deputados

sem-titulo

A cota 762 do Lago de Furnas foi tema de reunião entre parlamentares na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (6) em Brasília (DF). O lago ficou pouco tempo dentro da cota, considerada ideal por moradores e comerciantes. Apesar das chuvas frequentes, o espelho d´água tem baixado.

Atualmente, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o volume útil do reservatório está em 55,5% e a 761 metros acima do nível do mar, um metro abaixo do que é considerado ideal. Durante a reunião desta terça-feira, foi falado sobre o uso múltiplo das águas.

“Essa audiência pública foi importante porque ela joga luz em um problema que nós estamos vivendo na nossa região, é garantir a cota mínima, tanto no Lago de Furnas quanto no Lago de Peixoto, quem tem que garantir o uso múltiplo das águas e nós tivemos a oportunidade de cobrar da ANA, o uso múltiplo das águas, a 762 no Lago de Furnas e a 663 no Lago de Peixoto”, disse o deputado federal do PT, Odair Cunha.

Cota 762 do Lago de Furnas é tema de discussão em audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília  — Foto: Reprodução EPTV

Cota 762 do Lago de Furnas é tema de discussão em audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília — Foto: Reprodução EPTV

O vice-presidente da Alago defende que o assunto precisa continuar em pauta.

“Todos de forma unânime concordaram que é importantíssimo respeitar a cota 762. No ano passado, nesse mesmo período, nós tínhamos uma vazão de 300 metros cúbicos por segundo como limite, hoje, em média, estamos ultrapassando 1,5 mil metros cúbicos por segundo de vazão. É por isso que não adianta chover, não adianta ter a entrada de água na Represa de Furnas, se a vazão está indiscriminada, está ilimitada”, destacou o vice-presidente da Alago e prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo (PSD).

Segundo o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Domingos Sávio (PL), na reunião desta terça-feira (6) ficou decidido que será elaborada uma resolução para implementar um plano de recuperação dos níveis do Lago de Furnas e da Bacia do Rio Grande.

Em nota, a Eletrobrás Furnas afirmou que cumpre estritamente as determinações dos órgãos reguladores na operação dos empreendimentos hidrelétricos sob sua concessão.

A empresa disse ainda que os níveis dos reservatórios e a energia despachada são programados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por operar o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança energética.

g1

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais