Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Carteira de Identidade Nacional: documento deve ser emitido em agosto no Sul de Minas

Nova Carteira de Identidade Nacional

O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional já começou a ser emitido no Brasil, mas a emissão no Sul de Minas só deve acontecer a partir de agosto. Ainda não há uma data prevista para acontecer. Há pouco mais de um mês, um novo documento começou a ser disponibilizado na região, mas trata-se de um modelo criado pelo Estado de Minas Gerais.

Esse modelo criado pela Polícia Civil pode ser feito nas UAIs das cidades e, diferente do modelo tradicional/antigo, o cidadão não precisa levar foto impressa 3×4. Em Pouso Alegre, este RG também pode ser emitido no Centro de Apoio ao Cidadão, um serviço da Câmara Municipal.

Neste modelo emitido no estado consta um QR Code, mas de acordo com a coordenadora do CAC, Eliane Cristina Ramos Gonçalves, o aplicativo ainda não está em funcionamento. Assim que entrar em vigor, quem tiver este RG poderá baixar o documento em formato digital.

Como emitir

Novo modelo de Carteira de Identidade emitida em MG — Foto: CAC/Pouso Alegre

Novo modelo de Carteira de Identidade emitida em MG — Foto: CAC/Pouso Alegre

Para emitir o documento é preciso fazer um agendamento prévio com dados pessoais (nome, data de nascimento, estado civil e telefone), o número do CPF e e-mail. O agendamento para retirar a 1ª via ou demais vias da Carteira de Identidade é feito pelo aplicativo MG App Cidadão ou pelo site.

No dia de emissão, os solteiros devem levar a certidão de nascimento. Já as pessoas casadas devem apresentar a certidão de casamento. Não é necessário levar foto 3×4.

A 1ª via do documento de identidade é gratuita. A 2ª ou demais vias tem uma taxa e pode ser isenta em casos de furto e roubo e de hipossuficiência de renda.

Carteira de Identidade Nacional

O novo modelo nacional entrará em circulação a partir de agosto. O objetivo é unificar o número do documento em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Com o novo documento, Minas Gerais terá três modelos em circulação: o antigo (tradicional), o estadual e a carteira de identidade nacional (emitida a partir do CPF).

O primeiro estado a emitir o chamado “novo RG” é o Rio Grande do Sul. A emissão começou nesta terça-feira (26).

g1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais