Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Brics anuncia ampliação do bloco e convida seis países

sem-titulo

Irã, Arábia Saudita, Egito, Argentina, Etiópia e Emirados Árabes foram aprovados para ingressar no grupo a partir de 1º de janeiro de 2024.

A Cúpula do Brics anunciou nesta quinta-feira (24) que vai ampliar o bloco. O grupo decidiu convidar formalmente seis países para se tornarem novos membros, disse o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa: Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

O debate sobre a expansão do bloco Brics, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, esteve no topo da agenda durante as reuniões em Joanesburgo. A cúpula termina nesta quinta.

Os seis países convidados terão de cumprir com algumas condições para participar do grupo a partir de 1º de janeiro de 2024.

Lula e os presidentes da China, Xi Jinping, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa — Foto: GIANLUIGI GUERCIA / AFP

Lula e os presidentes da China, Xi Jinping, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa — Foto: GIANLUIGI GUERCIA / AFP

A ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandorm, já havia adiantado na quarta-feira (23) que os líderes dos países chegaram a um acordo para adotar diretrizes de ampliação do Brics.

Ainda na quarta, os cinco chefes de governo e Estado do grupo se posicionaram a favor da expansão.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cúpula do Brics 2023 no Centro de Convenções Sandton, em Joanesburgo — Foto: Marco Longari / AFP

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cúpula do Brics 2023 no Centro de Convenções Sandton, em Joanesburgo — Foto: Marco Longari / AFP

O presidente brasileiro Lula já declarou publicamente ser favorável à entrada de “vários países” e demonstrou, assim como membros do governo brasileiro, desejo de contar com a Argentina no bloco.

Nesta quinta-feira (24), ao discursar durante o Diálogo de Amigos do BRICS, Lula afirmou que o interesse de outros países em aderir ao bloco “mostra o quão relevante é a busca por uma nova ordem econômica mundial”.

“Agora, o PIB dos BRICS eleva-se para 36% do PIB global em paridade de poder de compra e 46% da população mundial”, disse Lula.

Mais de 40 países manifestaram interesse em aderir aos BRICS, informaram autoridades sul-africanos, e 22 pediram formalmente para serem admitidos no bloco.

Durante a cúpula, os membros também aprovaram uma resolução para estudar a criação de “uma nova moeda de pagamentos.”

Sediada em Joanesburgo, a 15ª cúpula do Brics tem a participação dos presidentes Lula (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), e do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participa de forma remota.

Último dia de encontro

Em seu último dia, o encontro terá reuniões ampliadas, com a presença de representantes de cerca de 40 países convidados. Nações que manifestaram interesse em se juntar ao bloco estão na lista de convidadas.

A cúpula deverá ser encerrada no início da tarde (no horário de Brasília) desta quinta, com discurso dos líderes do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul.

A agenda de compromissos de Lula também prevê participação em:

  • almoço oferecido pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa;
  • reunião com a primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina;
  • reunião com o presidente do Irã, Seyyed Ebrahim Raisi.

Publicado por Weber Gomes
Registro Profissional (DRT) nº 07810/MG
Fonte: g1

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais