Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Bombeiros retomam 3º dia de buscas no complexo de cachoeiras

bombeiros-busca

O Corpo de Bombeiros retomou na manhã desta segunda-feira (4) as buscas no complexo de cachoeiras, onde uma cabeça d’água deixou duas pessoas mortas, entre São José da Barra e Capitólio (MG). Este é o terceiro dia de buscas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas uma vítima está sendo procurada. Nesta segunda-feira, os militares descartaram a hipótese de haver outros desaparecidos no local, assim como informaram neste domingo (3).

De acordo com o Tenente Daniel Henrique Alves de Oliveira, as buscas foram encerradas no domingo por volta de 16h, devido ao risco de uma nova cabeça d’água no local. As buscas seriam retomadas às 7h da manhã desta segunda-feira.

Ainda segundo o tenente, as equipes estão divididas em duas, para auxiliar na procura pela pessoa desaparecida.

“Nós estamos mergulhando no local onde aconteceu e nos cânions, que é o local para onde a vítima pode ter sido levada. A maior dificuldade que estamos encontrando é com relação ao tamanho do lago. Estamos fazendo mergulho às cegas em uma área de aproximadamente 200 metros de varredura, mas só vamos parar depois que encontrarmos a vítima”, explicou.

Bombeiros retomam buscas por vítimas de cabeça d'água que atingiu complexo de cachoeiras em MG — Foto: Corpo de Bombeiros

Bombeiros retomam buscas por vítimas de cabeça d’água que atingiu complexo de cachoeiras em MG — Foto: Corpo de Bombeiros

G1 entrou em contato com o administrador do parque, que não quis ser identificado, onde aconteceu a cabeça d’água. Ele informou que pelo menos 37 pessoas haviam adquirido ingresso para desfrutar do complexo de cachoeiras.

Ainda de acordo com o administrador, o parque foi informado da possibilidade de oito milímetros de chuva no dia 1º de janeiro e que o local possui um sistema de alarme para avisar os banhistas.

“A previsão era de 8 ml de chuva, mas a água subiu muito rápido. Foi coisa de 30 segundos. Nós então fomos direto auxiliar no resgate das vítimas e ajudamos a socorrer pelo menos 37 pessoas, antes da chegada dos bombeiros.

O administrador informou que o local possui as autorizações necessárias para funcionamento e que este foi o primeiro acidente em 13 anos de funcionamento do parque. O local irá permanecer fechado durante os próximos dias.

Relembre

O acidente aconteceu por volta de 14h deste sábado. As imagens feitas pelo drone de um turista que estava no local mostram o momento em que a cabeça d´água atinge o complexo de cachoeiras e arrastam o que aparentemente seriam pessoas que estariam na água. Muitas conseguem sair correndo para as pedras. Outras imagens também mostram turistas ilhados sobre pedras no complexo de cachoeiras.

Cabeça d'água arrasta pelo menos três e deixa pessoas ilhadas nos cânions de Furnas, em MG — Foto: Arquivo pessoal

Cabeça d’água arrasta pelo menos três e deixa pessoas ilhadas nos cânions de Furnas, em MG — Foto: Arquivo pessoal

Segundo o Corpo de Bombeiros, três pessoas foram arrastadas pela água. Pelo menos 19 pessoas foram atingidas pela cabeça d’água. Onze pessoas foram socorridas pelo helicóptero, sendo quatro crianças e quatro mulheres. Duas pessoas socorridas pelo Arcanjo tiveram fraturas nos membros inferiores. Já a equipe de solo resgatou cinco pessoas e retiraram os dois corpos.

Ainda de acordo com os bombeiros, o local onde aconteceu a cabeça d’água foi em um complexo de cachoeiras próximo aos Cânions.

Volume de água

Cabeça d’água se refere a um aumento rápido e repentino do nível de um rio, lago ou cachoeira devido a chuvas em trechos anteriores ou mais altos do percurso.

O fenômeno é diferente de uma tromba d’água, que se assemelha a um tornado, mas tem menor intensidade e ocorre sobre superfícies líquidas, como mar ou rio.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais