Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Atletas do Sul de Minas se preparam para o Pan-Americano de Karatê, no México

sem-titulo

Três atletas do Sul de Minas vão representar o Brasil no Pan-Americano de Karatê, que acontece entre 22 e 28 de agosto, no México. Dos cinco lutadores de Minas Gerais que estarão na competição, três são da região. Dois deles realiza os treinamentos em Pouso Alegre e uma em Monte Sião.

Um dos atletas de Pouso Alegre que estará no México para representar o Brasil é Gabriel Marco de Almeida Souza, de 13 anos. O lutador esteve no Sul-Americano deste ano, no Equador, e destaca a experiência que adquiriu no torneio internacional.

“Foi uma experiência diferente pelo fato de ser um campeonato internacional. E também por lutar com atletas de outros países, acho que foi uma experiência muito bacana”, disse.

Mesmo com a competição internacional na bagagem, o jovem salienta o nervosismo para o novo desafio fora do Brasil.

“A gente fica bastante ansioso, não dorme direito e já começa a sentir um pouco de nervosismo já. Quando eu entrei no karatê só pensei que seria um esporte para agregar e ter muita disciplina. Mas não imaginava que chegaria nesse ponto”, falou.

Também de Pouso Alegre, Maria Alice Arruda vai lutar pela primeira vez em um tatame fora do Brasil. Ela começou a integrar a seleção brasileira em julho e vai estrear na competição internacional.

“Chorei muito de felicidade, fiquei bem feliz. [Agora, com a proximidade da competição] de noite é bem difícil de dormir. A gente treina bem focado, vê o que o técnico fala e prestaa atenção na luta”, comentou Maria.

Atletas do Sul de Minas se preparam para o Pan-Americano de Karatê, no México  — Foto: Reprodução/EPTV

Atletas do Sul de Minas se preparam para o Pan-Americano de Karatê, no México — Foto: Reprodução/EPTV

Quem treina a dupla de Pouso Alegre é o sensei Everton Rodrigues Carnaúba. Com 30 anos de experiência no karatê, ele diz que dupla tem muito potencial e, acima de tudo, se esforça nos treinos.

“São dois alunos que já vem ganhando títulos mineiros e nacionais já há algum tempo. No ano passado, eles foram campeões brasileiros”, disse o treinador.

Os atletas escalados para o Pan-Americano de caratê competem na categoria kumite (lutas). Os combates duram cerca de dois minutos e os pontos são atribuídos de acordo com os golpes desferidos. Somente um atleta pode realizar de quatro a cinco lutas durante o campeonato. O segredo para vencer é ter estratégia.

“Fazer o adversário errar, entrar nos golpes em que estão mais acostumados. A inteligência vai ser o ponto forte deles”, falou o treinador.

Além da dupla de Pouso Alegre, uma lutadora de Monte Sião também estará no Pan-Americano. Maria Clara da Silva faz parte de um projeto social que oferece aulas gratuitas de karatê para jovens da comunidade.

“Estou muito ansiosa para esse campeonato, realizando treinamentos técnicos e físicos para trazer um bom resultado para o Brasil”, disse a atleta.

Atletas do Sul de Minas se preparam para o Pan-Americano de Karatê, no México  — Foto: Reprodução/EPTV

Atletas do Sul de Minas se preparam para o Pan-Americano de Karatê, no México — Foto: Reprodução/EPTV

Para competir no México, ela conseguiu arrecadar R$ 15 mil para bancar o custeio da viagem. O dinheiro foi doado por amigos e parentes.

g1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais