Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

‘Caminho da Agonia’ é nova rota turística religiosa lançada no Sul de Minas

Um percurso de pouco mais de 60 quilômetros pela Serra da Mantiqueira agora integra as rotas de turismo religioso em Minas Gerais. O Caminho da Agonia, que passa por Cristina, Maria da Fé, Pedralva e Itajubá, foi lançado durante a Travel Next Minas, no Expominas, em Belo Horizonte.

O evento de lançamento realizado nos dias 19 e 20 de agosto foi promovido pelo Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

O nome se refere ao Santuário de Nossa Senhora da Agonia, em Itajubá, onde encerra o percurso. A devoção tem origem em Viana do Castelo, em Portugal. A proposta é unir fé, contemplação das paisagens da Mantiqueira e gastronomia regional, atraindo peregrinos, cicloturistas e turistas.

O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta (MTB) ou em 4×4, com caminhada dividida em 3 dias. A rota conta com sinalização adequada, pontos de apoio estruturados e incentivo a produtos de base comunitária, como cafés, azeites, queijos e doces.

Segundo informações do Sebrae, o trajeto foi desenvolvido nos últimos anos com foco na sustentabilidade e na organização dos serviços oferecidos aos visitantes. Com a oficialização do caminho, também foi trabalhada a qualificação de empreendedores locais, para fortalecer a cadeia turística e melhorar a competitividade dos pequenos negócios.

Para difundir a oficialização do caminho e comemorar a data litúrgica de Nossa Senhora da Agonia, a Associação Peregrina Amigos do Caminho da Agonia (APACA) vai realizar neste fim de semana, nos dias 23 e 24 de agosto, a 1ª Caminhada Oficial do Caminho da Agonia.

O evento não é recomendado para iniciantes ou pessoas que não pratiquem atividade física regularmente. A caminhada não é competitiva e oferece uma experiência de fé, convivência e contato com a natureza.

Outras rotas religiosas

Além do “Caminho da Agonia”, o Sul de Minas já conta com outras rotas religiosas como o “Caminho da Fé”, o “Caminho de Nhá Chica”, o “Caminho de Padre Victor” e o “Caminho da Luz”.

“Caminho da Fé” é uma das rotas mais conhecidas, com origem em São João da Boa Vista (SP) e passagem por diversas cidades mineiras, como Andradas, Crisólia, Tocos do Mogi, Inconfidentes, Borda da Mata, Ouro Fino, Estiva, Consolação e Paraisópolis.

Já o “Caminho de Nhá Chica” celebra a vida e a obra da beata Francisca Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica, com foco em Baependi e outras cidades onde ela viveu e realizou milagres.

“Caminho de Padre Victor” homenageia o beato Padre Victor, com passagens por Três Pontas e outras localidades onde ele atuou. Já o “Caminho da Luz” incentiva o contato com a natureza e a espiritualidade, com foco em cidades como Gonçalves e outras da região da Mantiqueira.

Reprodução: g1 Sul de Minas

Fonte: g1 Sul de Minas

Confira na jovemfm.com.br

📌 Siga no instagram @jovempanitajuba e @jovemfmcambuquira

Deixe seu comentário: