
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Publicado em 22/07/2026 por Redação: Jovem Pan Itajubá / Jovem FM Cambuquira
Uma operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que investiga um suposto esquema de fraude em concurso público da Câmara Municipal de Minduri, no Sul de Minas, passou a analisar também outros 16 concursos e processos seletivos organizados pela mesma empresa em Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.
A operação “A Porta É Larga”, deflagrada nesta terça-feira (21), teve início após uma denúncia de que uma aprovação no concurso da Câmara de Minduri teria sido oferecida por R$ 15 mil. A partir das investigações, o MPMG passou a apurar se o mesmo modelo de atuação teria sido utilizado em outras seleções conduzidas pela empresa Cássia Aparecida de Oliveira, que atua com o nome fantasia CAP Concursos Públicos.
Além do concurso da Câmara de Minduri, o Ministério Público informou que estão sendo analisados certames realizados nos municípios de Piedade do Rio Grande, Carmo do Rio Claro, Itaú de Minas, São Lourenço, Lagoa Formosa, Carvalhos, Paula Cândido, Passa Quatro, Miradouro e Bias Fortes, em Minas Gerais; Colíder, Nova Santa Helena e Diamantino, em Mato Grosso; e Jumirim, em São Paulo.
Até o momento, o MPMG esclareceu que não há confirmação de irregularidades nesses concursos. A investigação busca verificar se o suposto esquema identificado em Minduri foi reproduzido em outras contratações da empresa.
Durante a operação foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Minduri e Andrelândia. Entre os crimes investigados estão fraude em certame público, falsidade ideológica, corrupção passiva e associação criminosa.
Após terem seus concursos citados na investigação, diversas prefeituras informaram que ainda não receberam qualquer notificação oficial do Ministério Público e afirmaram que tomaram conhecimento da operação pela imprensa.
As administrações municipais de São Lourenço, Miradouro, Jumirim, Carmo do Rio Claro, Carvalhos e Nova Santa Helena declararam que os processos de contratação da empresa seguiram os procedimentos legais e manifestaram disposição para colaborar com as investigações caso sejam solicitadas pelas autoridades.
O Ministério Público destacou que as apurações continuam em andamento e têm como objetivo identificar a extensão do suposto esquema e verificar se houve comprometimento da lisura de outros concursos organizados pela empresa investigada.
Confira na jovemfm.com.br Siga no instagram @jovempanitajuba e @jovemfmcambuquira