Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Mick Jagger, Paul McCartney, Elton John, Annie Lennox e Kate Bush estão entre os mais de 70 nomes do cenário cultural britânico que assinaram uma carta aberta ao primeiro-ministro Keir Starmer. O documento, obtido pelo The Guardian, pede que o governo proteja as indústrias criativas do Reino Unido diante da ameaça representada pela inteligência artificial, especialmente às vésperas da visita de Estado de Donald Trump e do anúncio de um possível acordo tecnológico transatlântico.
Na carta, os artistas alertam para políticas de IA que “deixam a porta aberta para que o trabalho de uma vida inteira de um artista seja roubado” e acusam o governo de “indiferença chocante” diante do “roubo em massa” de criações. Eles lembram ainda que promessas eleitorais de apoio às indústrias criativas precisam ser cumpridas.
O grupo expressa preocupação de que o acordo Reino Unido–EUA possa facilitar a proposta de uma nova lei de direitos autorais que permitiria a empresas de IA treinar modelos usando obras existentes, cabendo aos criadores apenas um sistema de exclusão complexo e ineficaz. Para os signatários, isso “atrapalha ativamente” os direitos humanos dos artistas.
Um porta-voz do governo britânico disse ao The Guardian que nenhuma decisão foi tomada, reforçando que a prioridade é equilibrar o suporte a detentores de direitos e criativos com a necessidade de que modelos de IA sejam treinados em material de alta qualidade no país.
Reprodução: 89 FM
Fonte: 89 FM
Confira na jovemfm.com.br
📌 Siga no instagram @jovempanitajuba e @jovemfmcambuquira