Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Mais de 300 mil pessoas passaram pelos cinco shows monumentais do Oasis em Heaton Park na semana passada e agora, o impacto vai além dos palcos. Parte da receita gerada com os eventos será destinada ao financiamento de casas de show independentes em Manchester, em uma iniciativa da prefeitura para fortalecer a cena musical local. Cerca de £245 mil (aproximadamente R$ 1,8 milhão) serão destinados a um fundo voltado para pequenos espaços, administrado pela instituição Music Venue Trust.
A cidade de Manchester viveu uma temporada intensa de grandes eventos, com mais de 1,3 milhão de turistas atraídos por nomes como Olivia Rodrigo, Billie Eilish,Robbie Williams e Fontaines DC, além do retorno triunfal do Oasis. O movimento gerou um impulso multimilionário na economia local, que terá parte dos seus ganhos revertida para manter viva a base da cena musical da cidade, que já viu nascer por lá nomes como The Smiths, Stone Roses, Happy Mondays, Joy Division/New Order e, claro, Oasis.
“Sabemos que os grandes shows dominam as manchetes, mas eles só existem porque há um ecossistema mais amplo por trás, com locais menores que dão suporte e espaço para o desenvolvimento dos artistas”, afirmou Bev Craig, líder do conselho municipal. Segundo ela, a cidade quer garantir que o sucesso dos grandes eventos se traduza em apoio concreto para os espaços de base que sustentam a cultura musical da região.
Jay Taylor, coordenador do Music Venue Trust, celebrou a iniciativa como uma ação essencial e ousada. “É inspirador ver Manchester reconhecendo que sua rica cena musical depende desses locais menores”, declarou (via Manchester Evening News).