Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

97% das pessoas não conseguem distinguir músicas criadas por IA de faixas feitas por humanos, aponta pesquisa

Uma pesquisa encomendada pela Deezer revelou que 97% das pessoas não conseguem dizer se uma música foi criada por humanos ou por inteligência artificial. O levantamento, conduzido pela Ipsos com 9 mil participantes em oito países, incluindo o Brasil, mostra o quanto a fronteira entre o real e o sintético na música está cada vez mais difícil de perceber.

Mais da metade dos entrevistados (52%) afirmou se sentir desconfortável por não distinguir a diferença, enquanto 80% defendem que músicas geradas por IA precisam ser claramente identificadas. Já 70% acreditam que o avanço da IA ameaça o sustento de artistas e compositores, e 65% consideram antiético usar material protegido por direitos autorais para treinar algoritmos.

A Deezer é hoje a única plataforma de streaming que identifica e rotula faixas 100% geradas por IA, removendo esse conteúdo das recomendações e playlists editoriais. A empresa afirma que busca garantir transparência e proteger os direitos dos artistas diante da rápida ascensão das criações artificiais.

O dado que mais chama atenção: a Deezer recebe mais de 50 mil músicas geradas por IA por dia, mostrando que o futuro da música já está sendo moldado por máquinas.

Confira dados completos do estudo AQUI.

Reprodução: 89 FM
Fonte: 89 FM
Confira na jovemfm.com.br
📌 Siga no instagram @jovempanitajuba e @jovemfmcambuquira

Deixe seu comentário: