Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Vídeo mostra Barão Vermelho gravando em 1984

barao-vermelho-e1524541390839

Muita gente, ao ouvir música, não considera o enorme trabalho que existe para gravá-la. Às vezes pode até não parecer, mas uma boa gravação exige longas e cansativas horas em estúdio. Tudo isso para deixar a gravação da melhor possível para os futuros ouvintes.

Não é mentira dizer que a produção musical ficou mais rápida e prática nos dias de hoje, tudo bem. Os modernos meios digitais facilitaram o processo e minimizaram os custos. Mas ninguém era capaz de dizer isso em 1984, ano em que a banda Barão Vermelho gravou o álbum Maior Abandonado.

Um vídeo com os bastidores da gravação do homônimo single principal, exibido originalmente como uma reportagem para o programa Video Show, da TV Globo, está disponível na internet. O material mostra cada um dos integrantes do grupo gravando, em estúdio, suas respectivas partes, enquanto o repórter explica o processo para os espectadores e a forma como o faz é, ao mesmo tempo, didática, nostálgica e divertidíssima.

A bateria e o baixo, respectivamente de Guto Goffi e de , foram gravados primeiro, montando a famosa “cozinha”. A partir daí, chegaram as vezes da guitarra de Roberto Frejat e dos teclados de Maurício Barros. Pronto: aí estava preparado o instrumental que serviria de base para os versos cantados por Cazuza.

Além da gravação da faixa título do álbum, o vídeo conta com um passo a passo para se criar um LP, com os lados A e B. Vale lembrar que, na mesma época, a indústria fonográfica estava vivendo uma revolução devido ao surgimento dos CDs.

 

O último álbum com Cazuza

Maior Abandonado foi o terceiro álbum lançado pelo Barão, e o último a contar com Cazuza na voz principal. No ano seguinte, em 1985, o compositor já estava imerso em sua carreira solo, lançando o icônico álbum Exagerado. Alguns anos depois, em 1989, ele declararia publicamente que era soropositivo, fator que gradativamente o levou à morte, em 1990.

Depois disso, Frejat assumiria os vocais da banda no quarto álbum, Declare Guerra. Cazuza ajudou na composição de algumas faixas, mas não era mais um membro oficial do grupo. Depois disso, foram mais oito álbuns lançados até a saída oficial de Frejat, no ano passado. Desde então, Rodrigo Suricato assumiu o posto de vocalista, dando início a uma nova fase do Barão Vermelho.

Confira abaixo a reportagem:

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais