Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Três Corações tem UTI 100% ocupada, pacientes podem ficar na fila por vaga em hospital

uti_adulto_passos

O Hospital São Sebastião está com 100% de ocupação nos leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 em Três Corações (MG). Este problema pode piorar ainda mais, segundo o presidente da fundação hospitalar, José Pereira da Cunha. De acordo com ele, novos pacientes que deem entrada em estado grave podem ter que ficar na fila para aguardar por vaga.

“Nossa UTI está com ocupação de 100%. Os pacientes menos graves, estamos direcionando para a enfermaria ou uma semi-intensiva, que criamos. [Os mais graves] levamos para a semi-intensiva para dar os primeiros atendimentos, estabilizar o paciente e tentar ver se conseguimos alguma alta da UTI para levar no lugar. Ou seja, está entrando em uma fila. Estamos com o projeto de que até o fim do mês, nós possamos inaugurar mais uma UTI, com mais 10 leitos”, pontuou o presidente da Fundação Hospitalar São Sebastião.

Apenas na segunda-feira (7), mais de 50 casos suspeitos receberam atendimento no hospital, sendo que dois pacientes tiveram que ir direto para a UTI. Para tentar amenizar a situação, medidas foram tomadas para que mais leitos de enfermaria fossem criados.

Hospital tem 100% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados em Três Corações (MG) — Foto: Devanir Gino/EPTV

Hospital tem 100% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados em Três Corações (MG) — Foto: Devanir Gino/EPTV

“Nós estamos mudando o direcionamento do atendimento aos pacientes. Onde antes era feito constantemente cirurgias ambulatoriais [eletivas, que não possuem urgência], nós paramos e estamos utilizando esses leitos em uma enfermaria Covid-19. [Essa é] uma forma de conseguir atender toda a população devido ao aumento assustador da demanda”, destacou.

Três Corações tem confirmados, segundo o último boletim divulgado pela prefeitura, 1.193 contaminações, com 34 mortes, desde o início da pandemia. Para o presidente da fundação hospitalar, a situação só vai melhorar com a colaboração da população.

“Pediria mais uma vez à população de Três Corações e de toda região que se conscientize, que vai chegar o momento em que você vai ficar na fila e não ter onde colocar. Estamos nos desdobrando diuturnamente para dar o melhor para vocês. Mas se não ficarem em casa, não usarem máscara e evitar o isolamento, vai complicar e não vamos ter o que fazer. Você pode levar a doença para dentro de casa, para o seu pai e sua mãe, e pode estar matando eles. Imagine a sua consciência depois de ter ido a uma festa e você perder seu pai ou algum ente querido da sua família. Por favor, ajude a gente e ajude você e a sua família”, pediu.

Presidente da fundação hospitalar, José Pereira da Cunha, aleta para possibilidade de fila por vaga em UTI em Três Corações (MG) — Foto: Devanir Gino/EPTV

Presidente da fundação hospitalar, José Pereira da Cunha, aleta para possibilidade de fila por vaga em UTI em Três Corações (MG) — Foto: Devanir Gino/EPTV

Prefeitura planeja restrição

Representantes do Conselho de Enfrentamento ao Coronavírus se reuniram na prefeitura para estudar formas de contenção para o novo aumento de casos. Entre as possíveis medidas estão novas restrições, por pelo menos 10 dias. A decisão, com as áreas incluídas, deve ser divulgada nesta quarta-feira (9).

“O comitê teve essa reunião extraordinária porque em Três Corações a ocupação de leitos está muito grande, os leitos de UTI estão todos lotados. A gente então vai ter que tomar alguma atitude para frear um pouco esse contágio, que está muito grande. Nós vamos recuar um pouco [nas flexibilizações], vamos rever as deliberações e amanhã [quarta-feira] já teremos os resultados das deliberações. É importante porque se não conseguirmos frear vai ter um colapso no sistema de saúde. Já estamos com muitos casos. Nas duas últimas semanas tivemos muitos casos positivos. É o maior número desde que quando começou a pandemia”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Gilcilene Buzetti Costa Gonçalves.

O Hospital São Sebastião criou uma ala com seis leitos de atendimento semi-intensivo, sendo que quatro deles estão ocupados atualmente. A previsão é de que até o final deste mês 10 novos leitos de UTI sejam criados.

Além de Três Corações, o hospital atende também pacientes de Cambuquira, Carmo da Cachoeira, Campanha, São Bento Abade e São Tomé das Letras.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais