Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sequenciamento genético identifica variante de Manaus no Sul de Minas

112170389-smallergettyimages-1204224469-1

A variante P1 do novo coronavírus, ou a variante de Manaus, já foi encontrada em amostras de pacientes de pelo menos 24 cidades do Sul de Minas. Os dados constam no “Painel De Monitoramento”, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Amostras de pelo menos 34 pacientes que tiveram sequenciamento genético confirmaram a presença da variante.

O painel do Estado aponta que a P1 é a variante mais predominante na região, com mais registros do que outras variantes de atenção, como a B.1.1.7, do Reino Unido e a P2, do Rio de Janeiro. As variantes de Manaus e do Reino Unido são consideradas variantes de atenção devido à maior capacidade de transmissão do vírus. Pesquisadores agora investigam se já há na região a presença da variante P4, identificada em 21 cidades do interior de São Paulo.

Na última semana, várias prefeituras confirmaram oficialmente a presença da variante P1. No entanto, essa variante já circula no Sul de Minas há pelo menos três meses. A presença da variante em amostras da região já havia sido confirmada pela SES-MG no início de março e pode estar relacionada com a alta de casos observada na região nos últimos meses, assim como o relaxamento das medidas de distanciamento e prevenção à Covid-19.

Variantes confirmadas em amostras de pacientes do Sul de MG

Variante Especificação Amostras confimadas na região Cidades onde foram encontradas
B.1.1.28 Linhagem presente no 1º semestre de 2020 6 Lavras, Alfenas, Perdões e Varginha
B.1.1.33 Linhagem presente no 1º semestre de 2020 1 Alfenas
B.1.1.7 Variante do Reino Unido 3 Coqueiral, Lambari e Nepomuceno
P1 Variante de Manaus 34 Arceburgo, Campanha, Coqueiral, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Monte Santo de Minas, Nepomuceno, Poços de Caldas, Três Corações, Alterosa, Andradas, Cabo Verde, Camanducaia, Carmo de Minas, Cruzília, Guaranésia, Itamonte, Itumirim, Itutinga, Lambari, Passos, São Sebastião do Paraíso e Soledade de Minas
P2 Variante do Rio de Janeiro 17 Lavras, Varginha, Cambuquira, Cruzília, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas
Outras linhagens Não especificadas 6 Boa Esperança, Itajubá, Poços de Caldas, Santo Antônio do Amparo, São Lourenço e Varginha

Em entrevista, o Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse que a P1, conhecida por ser uma variante mais transmissível da doença, já corresponde a 80% das amostras sequenciadas. Pelo menos 13 variantes do vírus SARS-CoV-2 já circula pelo estado.

“A variante que mais circula no estado, cerca de 80% das amostras, são da P1, que é a variante de Manaus, que é a que deu este pico este ano em fevereiro, março e abril, no entanto vamos seguir acompanhando para ver se alguma outra variante é identificada. É comum novas variantes serem identificadas, mas com mutações muito pouco prevalentes ou muito próximas daquelas mutações já existentes, então o estudo continua para ver se há um aumento de circulação, de taxa de infecção e transmissão dessa variante”, disse o secretário.

Além da P1, o Estado já confirmou na região a presença de amostras com a variante P2, a variante do Rio de Janeiro. As duas variantes são desdobramentos das linhagens B.1.1.28 e B.1.1.33, que também já tiveram casos confirmados no Sul de Minas.

A variante B.1.1.7, ou variante do Reino Unido, foi encontrada em três amostras de pacientes do Sul de Minas. Essa variante foi identificada em setembro de 2020 e atualmente já existe em pelo menos 120 países, incluindo o Brasil.

Pesquisadores que identificaram a nova variante do coronavírus, a P4, no interior de São Paulo, afirmam que já monitoram o Sul de Minas para identificar a presença da nova variante na região. Casos da P4 já foram identificados em pelo menos 21 cidades do Estado de São Paulo.

“Estamos entrando em contato com São José do Rio Pardo, o pessoal de Minas Gerais também já está pegando a região de Poços de Caldas, de Guaxupé, Arceburgo, que faz fronteira com Mococa, Guaranésia, tudo aquilo ali, a UFMG está junto com a gente agora para monitorar isso aí, pra gente tentar minimizar essa transmissão”, disse o pesquisador João Pessoa Araújo Júnior durante transmissão ao vivo nas redes sociais em que falava sobre o tema com o prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa (PSD), cidade em que a variante foi identificada.

Variante indiana

A nova preocupação agora é com a variante indiana, que, segundo o Ministério da Saúde, já teve oito casos confirmados no Brasil. A Secretaria Estadual de Saúde acompanhava um caso suspeito em Juiz de Fora. Na noite desta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que o morador da cidade foi diagnosticado com a variante de Manaus. Este é o primeiro caso em Minas Gerais.

A variante indiana do coronavírus, chamada de B.1.617, foi registrada pela primeira vez na Índia em outubro do ano passado. Com a explosão de casos na Índia e sua disseminação no Reino Unido, ela passou a preocupar o mundo. Isso ocorreu, segundo os infectologistas, porque provavelmente a variante se tornou mais transmissível após mutações sofridas desde a sua descoberta.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais