Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Secretaria de Saúde de Alfenas investiga 6º caso suspeito de coronavírus no Sul de MG

cats

A Secretaria de Saúde de Alfenas (MG) informou no fim da tarde desta quinta-feira (27) que investiga mais um caso suspeito de coronavírus. Segundo a secretária Devy Cabral de Assis, a paciente voltou da Itália recentemente e procurou a Santa Casa após sentir os sintomas. Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

Ainda conforme a secretária, a paciente deverá ser mantida em uma área isolada do hospital, já que não tem condições de ficar em isolamento domiciliar. A coleta do material já foi realizada e será enviada para exame em Belo Horizonte. A família também está sendo monitorada pela Secretaria de Saúde.

Com esse, já são seis os casos em investigação pelas secretarias de Saúde no Sul de Minas. Nenhum deles entrou oficialmente na lista de casos suspeitos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde. Pacientes de Lavras e Varginha também estão sob investigação. Três pessoas de uma mesma família estão internadas em uma área isolada do Samuel Libânio, em Pouso Alegre.

Casos investigados em Lavras e Varginha

Segundo a Secretaria de Saúde de Lavras, uma paciente que desembarcou em São Paulo retornando de uma viagem da Tailândia está em quarentena domiciliar. Ela percebeu alguns sintomas gripais leves e optou por procurar informações médicas por causa da ocorrência do coronavírus na região em que ela esteve. Ainda conforme o órgão municipal, em conformidade com a Secretaria de Estado de Saúde, estabeleceu-se uma quarentena domiciliar por se tratar de um caso suspeito com sintomas extremamente brandos.

Ainda segundo a secretaria, a paciente iniciou a medicação no mesmo dia e encontra-se bem, em gradativa melhora. As amostras biológicas foram colhidas e encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Já segundo a Secretaria de Saúde de Varginha, além das três pessoas que chegaram de viagem à Itália e que foram encaminhadas para o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre (MG), na quarta-feira (26), um quarto caso foi atendido no Hospital Humanitas, onde a pessoa permanece internada sob os cuidados dos profissionais da unidade.

Ainda conforme a secretaria, os familiares dessas pessoas que se encontram internadas estão sendo monitoradas e permanecem em isolamento domiciliar, conforme determina os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Família internada em Pouso Alegre

As três pessoas que foram levadas para o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre (MG), continuam internadas em isolamento no hospital. Elas foram colocadas em um pavilhão anexo ao hospital. Todos estão em um mesmo quarto e estão sendo monitorados por uma equipe médica.

Os três pacientes com sintomas da doença são da mesma família e retornaram nesta terça-feira (25) de uma viagem à região da Lombardia, na Itália, a mais atingida pelo vírus no país europeu. Em um grupo de 10 pessoas, apenas as três, um homem de 48 anos, uma mulher de 45 e um jovem de 21 anos, tiveram os sintomas, todas de forma leve.

O pai entrou em contato com o Samu afirmando que eles estavam com sintomas, como febre. O Samu fez uma entrevista por telefone e depois entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, que decidiu pela remoção da família para o Hospital Samuel Libânio, referência para tratamento da doença na região.

Segundo o diretor técnico do hospital, os três passam bem. “Eles estão clinicamente bem, a condição é de estabilidade, o fato é que nós estamos contigenciando esses pacientes no sentido de fazer uma restrição epidemiológica. Nós tiramos amostras e esse material foi encaminhado para Belo Horizonte. Lá nós faremos um painel viral para identificar se esses pacientes com sintomas da síndrome gripal apresentam uma contaminação por algum vírus infeccioso de vias aéreas ou eventualmente pelo novo coronavírus”, disse o diretor técnico do hospital, Alexandre Hueb.

Primeiro caso no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira (26) o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que esteve na Itália entre 9 e 21 de fevereiro.

O homem está em quarentena familiar e 30 pessoas da família estão sob observação. Além dele, outros 20 casos suspeitos estão em investigação.

Dos casos suspeitos, 12 estão em pessoas que estiveram recentemente no país europeu. Em Minas Gerais, até a última atualização do Ministério da Saúde, apenas dois casos suspeitos apareciam em investigação.

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais