Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

São Sebastião do Paraíso atinge 110% em leitos de UTI e restringe funcionamento do comércio

whatsapp-image-2021-03-30-at-07-13-32

Após atingir 110% de ocupação em leitos de UTI para Covid-19, São Sebastião do Paraíso decidiu por restringir ainda mais o funcionamento do comércio. A prefeitura publicou novo decreto em que obriga a maioria dos estabelecimentos a fecharem as portas às 18h. O documento passa a valer nesta sexta-feira (4) e fica em vigor até o dia 11 de junho.

O decreto aponta que estabelecimentos com consumo de alimentos ou bebidas, prestação de serviço em geral, clínicas de estética, barbearias, salões de beleza, academias e igrejas, por exemplo, funcionem com atendimento ao público até as 18h. Depois deste horário, apenas o sistema delivery fica liberado.

“É importante que as pessoas tenham a certeza de que a prefeitura não quer prejudicar ninguém. Porém, a gente percebeu, com os números, que o vírus está circulando sim a noite, o modelo dessa questão é restringir um pouco mais. Não queremos prejudicar ninguém, mas sim fazer com que as pessoas entendam esse momento da saúde do município para que realmente ninguém, nem seus familiares e muito menos as pessoas que estão envolvidas nesse sistema, precisem de atendimento e não tenha uma vaga e tenha que recorrer para mandar o parente para fora de São Sebastião do Paraíso”, disse o prefeito Marcelo Morais (PSC).

Ficam autorizados a funcionar após este horário postos de combustíveis, farmácias, drogarias, unidades de pronto atendimento e hospitalares, fábricas que tenham escala de turnos, empresas de segurança, empresas de suporte no fornecimento de água e energia e hotéis.

O não cumprimento das medidas, conforme a prefeitura, pode acarretar no fechamento dos estabelecimentos comerciais até o último dia de vigor do decreto. Também é possível a cassação do alvará de funcionamento.

sem-titulo

Lotação máxima

As restrições foram adotadas após a lotação máxima de leitos de UTI ser ultrapassada. De acordo com boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (2), a cidade está com 110% de ocupação. O município possui 20 leitos e foi preciso a montagem de outros dois para atender os 22 pacientes que necessitavam de internação.

Dos 22 internados, 10 são moradores de São Sebastião do Paraíso e 12 de outras cidades. Alguns habitantes estão internados no interior de São Paulo, em cidades como Franca e Ribeirão Preto, que estão em lockdown.

Já a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria é de 74,46%. Dos 47 leitos disponíveis, 35 estão ocupados por 17 moradores de São Sebastião do Paraíso e 18 de outras cidades.

“Nos últimos tempos, nos últimos dias e poucos meses, o perfil dos pacientes que estão sendo internados, até o ano passado, era de mais idade, com 60, 70 e 80 anos. Com o advindo da vacinação e da imunização dos pacientes com mais idade, a gente viu que o perfil mudou para os mais jovens, aquela pessoa economicamente ativa, 30, 40 e 50 anos. A gente tem paciente de 14 anos. Paciente mais jovem está tendo a maior presença na nossa enfermaria”, falou o diretor técnico na Santa Casa, Luciano Constantini, em entrevista a uma TV da cidade.

O prefeito Marcelo Morais destacou também a situação critica enfrentada pelo sistema de saúde da cidade. De acordo com ele, há pacientes da região aguardando leitos na Santa Casa.

“A gente percebe que de terça a noite para quarta-feira de manhã, houve um aumento gigantesco do casos, e casos graves. O aumento vem acontecendo normal, mas os casos graves aumentaram demais e fez com que o sistema entrasse em colapso porque a Santa Casa bateu 110% de ocupação de leitos de UTI e a gente tem 11 pacientes na nossa microrregião esperando leitos para dentro da Santa Casa”, falou.

Covid-19 em São Sebastião do Paraíso

Conforme o boletim epidemiológico da prefeitura, São Sebastião do Paraíso contabiliza 4.596 contaminações pela Covid-19, sendo 195 mortes em decorrência da doença.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais