Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Queimadas deixaram pelo menos 25 mil clientes sem energia elétrica no Sul de Minas

sem-titulo

Pelo menos 25 mil residências, comércios, escolas, hospitais e indústrias ficaram sem energia elétrica neste ano no Sul de Minas por conta das queimadas que atingiram a região. O levantamento é da Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig. Conforme a empresa, 35 queimadas foram responsáveis por interromper o fornecimento de energia para clientes do Sul de Minas neste ano.

Esse número representa mais que o dobro dos incidentes causados por queimadas registrados no mesmo período de 2020. Até agosto do ano passado, foram 17 queimadas, que causaram prejuízos no fornecimento de energia para cerca de sete mil clientes.

De janeiro a agosto de 2021, em todo o estado, a Cemig registrou um aumento de 95% no número de ocorrências em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos oito primeiros meses deste ano, aconteceram 307 queimadas que interromperam o fornecimento de energia para pouco mais de 386 mil clientes. Nesse mesmo período do ano passado, a empresa registrou 157 queimadas que afetaram a rede de distribuição, causando prejuízos no fornecimento de energia para 216 mil clientes.

Queimadas deixaram pelo menos 25 mil clientes sem energia elétrica no Sul de Minas só neste ano, aponta Cemig — Foto: Divulgação / Cemig

Queimadas deixaram pelo menos 25 mil clientes sem energia elétrica no Sul de Minas só neste ano, aponta Cemig — Foto: Divulgação / Cemig

O número de focos ativos, com ou sem ocorrência de interrupção no fornecimento de energia, teve um aumento de, aproximadamente, 87% nos primeiros oito primeiros meses deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2020, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Historicamente, agosto, setembro e outubro representam cerca de 77% do total de focos no ano, mas em 2021, o dado é preocupante: até 28 de setembro, o número já ultrapassou todo o ano passado e também a média histórica.

O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, alerta que o aquecimento dos cabos e equipamentos da rede elétrica pode levar ao desligamento de linhas de transmissão, linhas de distribuição e subestações, bem como causar graves acidentes com pessoas que estão próximas a essas áreas.

“Um dos maiores desafios para as equipes de campo é chegar ao equipamento danificado pela queimada para fazer o reparo. Normalmente, ficam em locais de difícil acesso e em áreas muito amplas. Além disso, levar estruturas pesadas, como torres e postes, em áreas acidentadas torna ainda mais desafiadora a manutenção das redes danificadas pelas queimadas”, comentou o gerente da Cemig.

Incêndio em pastagem leva perigo para casas de bairro residencial em Bandeira do Sul — Foto: Divulgação / Prefeitura Bandeira do Sul

Incêndio em pastagem leva perigo para casas de bairro residencial em Bandeira do Sul — Foto: Divulgação / Prefeitura Bandeira do Sul

Além de deixar hospitais, comércios e escolas e residências sem energia, realizar queimadas pode ser considerado crime e dar cadeia. De acordo com o art. 41 da Lei 9.605/98, provocar incêndio em mata ou floresta é tipificado como crime ambiental, que pode resultar em pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.

Tecnologia como prevenção

Segundo a Cemig, a empresa conta atualmente com dois projetos para monitorar focos de incêndio e auxiliar no combate ao fogo. O primeiro é um sistema de alerta de queimadas em áreas próximas às linhas de transmissão em operação, e o outro é a plataforma Apaga o Fogo! (http://www.apagaofogo.eco.br), que deve ganhar um aplicativo para celulares até o final do ano.

O sistema de alerta de queimadas utiliza dados de satélite e de modelos meteorológicos para identificar, monitorar e prever o deslocamento de focos de queimadas nas proximidades de suas linhas de distribuição e transmissão, permitindo às equipes de campo realizar inspeções em pontos específicos para avaliar os riscos de possíveis desligamentos. Isto permite agir proativamente no combate às queimadas, diminuindo tanto a frequência quanto a duração desses desligamentos.

O objetivo da plataforma Apaga o Fogo! é reduzir as interrupções no fornecimento de energia elétrica causadas por incêndios e de auxiliar na preservação de áreas de proteção ambiental. A aplicação dessa tecnologia deve representar um importante aliado no combate e prevenção de futuros focos de incêndio nas áreas monitoradas. Até o final do ano, o sistema vai ganhar um aplicativo disponível para IOS e Android.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais