Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Projetos em universidades do Sul de MG desenvolvem equipamentos para hospitais

ufla

Duas universidades do Sul de Minas têm trabalhado ativamente no desenvolvimento de equipamentos hospitalares. Com menor custo, os equipamentos prometem ajudar a demanda de postos avançados de saúde e hospitais de campanha no atendimento a pacientes de coronavírus na região.

Os projetos são da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí.

Em Lavras, seis professores de departamentos de Engenharia e de Automação, além de Ciências da Saúde, desenvolveram um respirador mecânico automatizado em laboratório. O protótipo usa uma nova tecnologia a partir de impressão em 3D, sem necessidade de outras ferramentas, com a construção através de encaixe.

O dispositivo faz o respirador funcionar de forma automática. Há um temporizador que libera o ritmo de 14 a 20 vezes por minuto, o que garante que o paciente receba a respiração em frequência e volume de oxigênio adaptada.

O equipamento tem ainda luzes que indicam o funcionamento. Os pesquisadores estimam um custo de R$2 mil por equipamento, o que pode ser reduzido em caso de produção em larga escala.

“A primeira fase da pesquisa foi a construção do protótipo e validação dos mecanismos mecânicos e pneumáticos. Estamos, já, na segunda fase, que consiste em filtrar o ar expirado para que não haja contaminação ao ambiente com o Covid-19”, epxlicou Joelma Rezende Durão Pereira, coordenadora do projeto.

A ideia é que o dispositivo passe por uma aprovação para que seja oferecido ao sistema público de saúde de Lavras e região.

Ainda na Ufla, dois estudantes estão produzindo máscara de produção individual para rede pública de saúde. Toda a produção é feita na casa dos alunos, com impressoras de baixo custo. São produzidas de 50 a 60 máscaras por semana.

Inatel

Em Santa Rita do Sapucaí, estudantes do Inatel estão desenvolvendo 16 produtos que podem ajudar hospitais. Um deles é uma espécie de rodo, com sistema de luz ultravioleta que é capaz de eliminar vírus e bactérias.

“Ele pode ser utilizado sobre leitos, mesas, áreas superiores, de forma que onde a gente teve um paciente contaminado, aquela ala possa ser descontaminada, pra tirar qualquer vírus residual que tenha ficado ali”, explicou o professor e pesquisador Felipe Bueno.

O produto promete ajudar a reduzir o uso de álcool em gel nos hospitais. O lnatel também está com o projeto de criação de respiradores e outros produtos.

Ao todo, 50 pessoas participam das equipes para desenvolvimentos dos equipamentos.

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais