Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeitura proíbe venda de bebidas alcoólicas aos sábados, domingos e feriados em Varginha

whatsapp-image-2021-03-16-at-16-18-49

A Prefeitura de Varginha emitiu novo decreto nesta quarta-feira (17) em que proíbe a venda de bebias alcoólicas aos sábados, domingos e feriados. Outras restrições ao comércio também foram feitas em relação ao documento publicado na terça-feira (16). A cidade segue sem aderir à onda roxa do Minas Consciente.

Em relação à proibição de venda de bebidas alcoólicas, a prefeitura explicou que no decreto anterior a determinação era de que a comercialização não era permitida após às 20h. No novo domingo, a restrição passa a valer aos sábados, domingos e feriados durante a vigência do decreto, que, em um primeiro momento, é de 10 dias. A venda também não pode ocorrer no sistema delivery.

Além desta restrição, o novo decreto proibiu ainda a abertura de bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência aos sábados, domingos e feriados. Apenas o sistema delivery está permitido nestes dias.

Confira as principais alterações com o novo decreto:

  • Fica proibida a venda, comercialização, retirada e entrega de bebidas alcoólicas aos sábados, domingos e feriados;
  • Bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e lojas de conveniência vão permanecer fechados aos sábados, domingos e feriados. Podem usar delivery;
  • Farmácias poderão trabalhar por delivery nos plantões, após o horário de funcionamento;
  • Estabelecimentos do comércio não essencial poderão trabalhar por delivery nos horários após o fechamento;
  • Transporte por aplicativo passou a ser essencial;
  • Serviço de venda de aparelhos telefônicos também passa a ser essencial;
  • Serviço particular de advogado passa a ser essencial;
  • Esportes coletivos ficam proibidos em locais públicos ou privados;
  • Academias podem funcionar entre 8h e 20h.
Em coletiva, prefeitura anunciou que Varginha não vai aderir á onda roxa do Minas Consciente  — Foto: Gustavo Oliva/EPTV

Em coletiva, prefeitura anunciou que Varginha não vai aderir á onda roxa do Minas Consciente — Foto: Gustavo Oliva/EPTV

Não adesão à onda roxa

A Prefeitura de Varginha informou na tarde desta terça-feira que a cidade não vai aderir à onda roxa do Minas Consciente, imposta pelo Governo de Minas para todos os municípios do estado. De acordo com o prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante). Conforme informado pela prefeitura em coletiva de imprensa, a administração municipal entende que a imposição feita pelo Governo de Minas é inconstitucional.

“Temos o entendimento consolidado que a determinação de obrigação de adesão à onda roxa pelos municípios é inconstitucional. Ela é absolutamente inconstitucional, porque ela foi instituída por um comitê extraordinário de combate à Covid-19, que é formado por secretários do estado. Não é um decreto do governador do estado, não é uma lei do governador de Minas Gerais. Ela não vincula um ente federativo autônomo que é o município, que tem suas prerrogativas garantidas”, disse o procurador do município, Evandro Marcelo dos Santos.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou, que todas as regiões do estado serão inseridas na onda roxa do programa Minas Consciente a partir da próxima quarta-feira (17). A princípio, a medida será válida por 15 dias. A medida, segundo o Executivo Estadual, é obrigatória para os 853 municípios de MG.

G1 entrou em contato com o Governo de Minas para obter posicionamento a respeito da decisão de Varginha. A assessoria informou que a deliberação foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para que a Justiça tome alguma decisão é preciso que ela seja acionada pelo governo por meio da Advocacia Geral do Estado ou pelo Ministério Público para solicitar a interferência judicial.

Ainda conforme o TJMG, só assim o Tribunal de Justiça pode determinar o cumprimento das medidas. Segundo o tribunal, caso o prefeito não cumpra a determinação após imposição do tribunal, pode até responder criminalmente por isso.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais