Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeito de Varginha segue fora da onda roxa e prorroga decreto com restrições

whatsapp-image-2021-03-25-at-16-43-04

O prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante) anunciou nesta quinta-feira (25) que Varginha permanece fora da onda roxa imposta pelo governador Romeu Zema (Novo). Vérdi admitiu que há uma ação civil pública do Governo de Minas que pode fazer a cidade migrar de fase, mas afirma que defende que os comerciantes possam trabalhar.

“Se eu fechar tudo como é que o coitadinho vai fazer? Não adianta tapar o sol com a peneira. Não quero culpar o comércio, quero culpar a população. No final de semana é festa, é rancho. Às vezes em outra cidade que não tem como alcançar. Poderia dizer que estou na onda roxa e fechar os olhos. Independentemente de estar na onda roxa, eu tenho que trabalhar, tenho que aumentar as barreiras, aumentar os leitos de CTI”, disse o prefeito na coletiva

Vérdi ressaltou que as restrições impostas quando a cidade divulgou que não iria aderir à onda roxa e as outras estabelecidas posteriormente permanecem. Além disso, ele destacou que novo decreto, publicado no fim da tarde desta quinta, traz outras medidas rígidas para o combate à Covid-19.

“Vamos implantar seis barreiras para impedir que as pessoas venham fazer passeios em nossa cidade. Vamos ainda instalar uma câmera na entrada da cidade para quando o carro chegar na barreira já ter a informação de onde é o veículo”, disse.

Vérdi ainda falou sobre nenhum cidadão ter ficado sem atendimento em relação à Covid-19 na cidade e relembrou a abertura de novos leitos para tratamento da doença.

Prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante) anuncia que Varginha segue fora da onda roxa — Foto: Ernane Fiuza/EPTV

Prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante) anuncia que Varginha segue fora da onda roxa — Foto: Ernane Fiuza/EPTV

Ação pela onda roxa

O Governo do Estado entrou com uma ação civil pública contra a Prefeitura de Varginha. A ação pede para que o município siga a onda roxa do programa Minas Consciente, sob multa diária de R$ 500 mil.

O prefeito admitiu a existência da ação e afirmou que o setor jurídico da prefeitura está respondendo esta situação. Vérdi salientou que se decisão for para a adesão da onda roxa, Varginha irá cumprir a determinação.

O procurador do município, Evandro Marcelo dos Santos, falou na coletiva sobre a ação e também afirmou que a cidade cumprirá em caso de derrota na Justiça.

“Há uma multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento. Multa é fixada pelo juiz, cada um pede o quanto quiser. Nenhum juiz fixa uma multa em um valor desse. É uma ação civil pública que a gente já esperava. Nós informamos que o município já respondeu e a decisão agora cabe ao Poder Judiciário. Se determinar que precisa aderir à onda roxa, Varginha vai aderir. Se disser que não, o município fará da forma que vem fazendo, um equilíbrio entre a saúde e a economia”, falou.

Novo decreto

O decreto foi publicado no fim da tarde pela prefeitura. Segundo a administração municipal, os documentos anteriores seguem em vigor e o novo restringe o funcionamento de alguns setores.

Os supermercados podem funcionar de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h, mas não podem abrir aos domingos. O horário de atendimento das padarias fica limitado aos domingos e feriados: das 5h às 13h.

O documento estabelece, ainda, que as academias permanecem autorizadas a funcionar das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados os estabelecimentos não podem abrir.

A proibição da venda de bebidas alcoólicas aos sábados, domingos e feriados, seja de maneira presencial ou delivery, segue mantida. Bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e lojas de conveniências também não podem fazer atendimento presencial aos sábados, domingos e feriados, apenas por delivery e retirada no balcão (sem acesso ao estabelecimento), respeitando a restrição de comércio de bebidas alcoólicas.

As aulas presenciais, conforme o decreto, ficam adiadas para retornar no dia 3 de maio.

Covid-19 em Varginha

Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Varginha contabiliza 7.481 contaminações pela Covid-19, sendo 144 mortes em decorrência da doença. No balanço desta quinta-feira, a administração municipal registrou 101 casos positivos de coronavírus e cinco óbitos.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais