Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Placas indicam perigo para banho na cachoeira em que dois homens e uma criança morreram após queda em MG

whatsapp-image-2021-08-17-at-08-23-06

A cachoeira em que dois homens e uma criança morreram após sofrerem queda, entre Campestre e Poço Fundo (MG), possui placas que indicam perigo para banho. Uma das placas possui a sinalização que indica que é proibido nadar na cachoeira e a mensagem que destaca que o local é “perigoso para banho”. Já outra sinalização aponta que ultrapassar o limite indicado na placa apresenta “risco de morte”.

Segundo a prefeitura de Poço Fundo, a ‘Cachoeira da Barragem’ fica dentro de uma área onde funciona uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) administrada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Já a companhia aponta que o acidente ocorreu em área que não é propriedade dela (vejas os posicionamentos mais abaixo).

“É um local extremamente perigoso, a gente pede que as pessoas evitem cachoeiras, principalmente locais em que não estão habituadas. Existe o grande risco de afogamento, porém, cachoeira a gente fala em local em que há uma queda e que tem pedras escorregadias, porque a água passa na pedra deixa nessas condições [escorregadias]”, destacou o tenente do Corpo de Bombeiros, Silas Tolentino.

Placas indicam perigo para banho na cachoeira em que dois homens e uma criança morreram após queda em MG — Foto: Reprodução/EPTV

Placas indicam perigo para banho na cachoeira em que dois homens e uma criança morreram após queda em MG — Foto: Reprodução/EPTV

Por conta disso, o tenente salienta que os riscos em uma cachoeira são os de afogamento e também o de queda.

“Além do risco de afogamento, mesmo que a pessoa saiba nadar, tem confiança no local, é preciso ficar muito atento com essas quedas como foi a tragédia de ontem [de domingo]”, disse.

Placas indicam perigo para banho na cachoeira em que dois homens e uma criança morreram após queda em MG — Foto: Reprodução/EPTV

Placas indicam perigo para banho na cachoeira em que dois homens e uma criança morreram após queda em MG — Foto: Reprodução/EPTV

O acidente

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente teria acontecido por volta de 16h na ‘Cachoeira da Barragem, entre Campestre e Poço Fundo. Segundo relato em redes sociais de um morador que esteve no local, as três pessoas caíram do alto da cachoeira. Pessoas que estavam no local tentaram auxiliar as vítimas, mas tiveram que andar cerca de oito quilômetros para conseguir sinal de internet e celular para pedir ajuda.

A primeira informação era de que o paredão tinha 10 metros de altura, mas o Corpo de Bombeiros informou na manhã desta segunda-feira (16) que os três caíram de uma altura de cerca de 25 metros da cachoeira. Os dois adultos tentavam resgatar a menina quando caíram e morreram ainda no local.

A menina chegou a ser resgatada com vida e foi levada ao hospital de Campestre. Posteriormente ela foi transferida ao Hospital Alzira Velano, em Alfenas (MG), onde não existiu e morreu.

“Há uma queda de aproximadamente 10 metros e tem um platô, com uma inclinação baixa, que é onde eles estavam antes da queda. Desse platô, há uma queda de aproximadamente 25 metros que é onde eles acabaram caindo. Essa queda chega em um local em que há água, mas também há muitas pedras, configurando assim mais uma vítima de queda de altura do que afogamento. A perícia e a Polícia Civil vão verificar a causa da morte”, disse o tenente Silas Tolentino.

Os homens foram identificados como João Marcos Milan, de 25 anos e Danilo Rodrigues, 27 anos. A criança, Maria Paula Pereira Mendes de 11 anos, é sobrinha de um dos adultos que morreram. Os rapazes são moradores de Machado e a menina morava com a família em Campestre.

João Marcos Milan e Danilo Rodrigues morreram após caírem de cachoeira em MG — Foto: Arquivo pessoal

João Marcos Milan e Danilo Rodrigues morreram após caírem de cachoeira em MG — Foto: Arquivo pessoal

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Maria Paula Pereira Mendes foi transferida do hospital de Campestre para o hospital Alzira Velano com parada cardiorrespiratória. A instituição informou que realizou técnicas de ressuscitação, mas a menina não resistiu aos ferimentos e morreu ainda na noite de domingo.

As três vítimas foram sepultadas na tarde desta segunda-feira em Machado.

Cachoeira fica em área de PCH

A Cachoeira da Barragem fica dentro de uma área onde funciona uma Pequena Central Hidrelétrica, administrada pela Cemig. A Prefeitura de Poço Fundo informou que há um projeto para que o local seja incluído como um ponto turístico, para que seja feita fiscalização do acesso e controle de pessoas.

A prefeitura não descartou a possibilidade de fechar o acesso ao local, embora ele seja administrado pela Cemig. A companhia disse à produção da EPTV, afiliada Rede Globo, que a área onde ocorreu o acidente não é propriedade da Cemig e reforçou que os pontos críticos onde está instalada a central hidrelétrica há placas informativas sobre os riscos de acidente no local.

Moradores dizem que não é a primeira vez que acidentes do tipo são registrados no local, embora haja placas alertando sobre o perigo. No entanto, quando o tempo está mais quente, a movimentação de pessoas é grande no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, por causa do baixo volume de água, pedras ficam expostas, mas elas são escorregadias.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais