Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Pesquisadores apresentam fóssil inédito de dinossauro carnívoro que viveu em Monte Alto, SP, há 70 milhões de anos

sem-titulo

Pesquisadores em Monte Alto (SP) apresentaram um fóssil inédito de dinossauro com mais de 70 milhões de anos encontrado na zona rural do município.

Kurupi itaata, como está sendo chamado, pertence à família dos abelissaurídeos e é o primeiro carnívoro encontrado na cidade, que é considerada terra dos dinossauros pelas descobertas de fósseis e por abrigar um museu de paleontologia.

Segundo o paleontólogo Fabiano Vidoi Ioro, um dos responsáveis pela descoberta, a primeira parte do fóssil foi encontrada em 2002, mas os trabalhos de escavação só terminaram em 2014.

“A princípio, eram ossos da bacia do dinossauro, e a gente veio identificar mais tarde que seria um dinossauro carnívoro. Daí nossos olhos brilharam e falamos que tínhamos que escavar mais, procurar novos ossos. Nessa escavação ao longo dos anos, achamos algumas vértebras que permitiram que a gente identificasse, após os estudos, que era um animal inédito”, disse.

Kurupi itaata pertence à família dos abelissaurídeos e é o primeiro carnívoro encontrado em Monte Alto, SP — Foto: Divulgação/Museu de Paleontologia de Monte Alto

Kurupi itaata pertence à família dos abelissaurídeos e é o primeiro carnívoro encontrado em Monte Alto, SP — Foto: Divulgação/Museu de Paleontologia de Monte Alto

Os abelissaurídeos estão entre os maiores predadores da América do Sul, predominantemente na Argentina, que concentra o maior número de espécies. Eles viveram entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás. Em grau de comparação, são na América do Sul o que o tiranossauro representa para o hemisfério Norte.

“No Brasil, essa é a quarta espécie descrita que está sendo apresentada ao público”, diz a paleontóloga e coordenadora do museu, Sandra Tavares.

Ossos do Kurupi itaata, dinossauro carnívoro que viveu há 70 milhões de anos em Monte Alto, SP  — Foto: Chico Escolano/EPTV

Ossos do Kurupi itaata, dinossauro carnívoro que viveu há 70 milhões de anos em Monte Alto, SP — Foto: Chico Escolano/EPTV

Ioro afirma que as espécies carnívoras não são encontradas com muita facilidade.

“Os dinossauros carnívoros são bem raros. Tem pescoçudos descritos, mas esses terópodes, como é o caso do Kurupi, são muito raros. Então a alegria é imensa de achar um bicho dessa importância.”

Fóssil preparado e apresentado

Após todo o processo de retirada, concluído em 2014, os fósseis começaram a ser preparados para ficarem expostos no Museu de Paleontologia.

Fóssil passou por preparação após ser inteiramente retirado — Foto: Chico Escolano/EPTV

Fóssil passou por preparação após ser inteiramente retirado — Foto: Chico Escolano/EPTV

Uma das responsáveis por essa preparação é a paleontóloga Sandra Tavares. O intervalo de tempo entre a descoberta e a apresentação se dá por causa do trabalho minucioso de separação dos ossos das rochas em que eles estavam.

“A preparação do fóssil é uma das partes do estudo mais demorada. (…) Nesse tempo [de escavação], fomos preparando esse material em laboratório. O que acontece é que a rocha em que os fósseis estavam preservados é uma rocha muito dura, difícil de ser preparada. No campo nós utilizamos equipamentos de alto impacto: britadeira, marretas, ponteiros grandes; no laboratório, não. Já é feita a parte mais cautelosa, com ponteiros pequenos, martelos pequenos, canetas pneumáticas. É um trabalho bem demorado. “

Por causa da pandemia de Covid-19, o museu continua fechado para a visitação, mas imagens do dinossauro podem ser conferidas nas redes sociais da Prefeitura.

Kurupi itaata pertence à família dos abelissaurídeos e é o primeiro carnívoro encontrado em Monte Alto, SP — Foto: Chico Escolano/EPTV

Kurupi itaata pertence à família dos abelissaurídeos e é o primeiro carnívoro encontrado em Monte Alto, SP — Foto: Chico Escolano/EPTV

Fonte: G1

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais