Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

INOVAÇÃO: Com Usina de Hidrogênio, Unifei será pioneira mundial em desenvolvimento energético sustentável

whatsapp-image-2021-11-04-at-17-32-49-1-1024x774

A Unifei (Universidade Federal de Itajubá) anunciou que receberá mais de R$ 30 milhões da GIZ – Agência Alemã de Cooperação Internacional para a construção do seu Centro de Produção e Pesquisas em Hidrogênio Verde (CPPHV) – ou Usina de Hidrogênio, considerada uma das mais importantes conquistas de toda a história da Universidade. Com término de construção previsto para o final de 2023, o CPPHV irá obter energia elétrica oriunda de fontes renováveis, seja através dos painéis solares da Universidade, seja pelo fornecimento de energia 100% renovável da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).

Além de colocar a Unifei na vanguarda do desenvolvimento energético mundial, a Usina de Hidrogênio dará mais visibilidade ao município e possibilitará o desenvolvimento de pesquisas com parceiros da indústria, incubação de empresas, inovação, geração de novas startups, entre outras oportunidades tecnológicas. Vale lembrar que o hidrogênio é considerado o combustível do futuro por não contribuir com as emissões de gases que poluem o meio ambiente.

O CPPHV irá contar com um tanque de armazenamento inovador e dispositivos como eletrolisador e célula a combustível, entre outros. É importante ressaltar que várias iniciativas de obtenção de hidrogênio através de reforma de gases, bem como a utilização de hidrogênio em motores de combustão, já vêm sendo estudadas na Unifei pelos grupos NEST e GETEC. Além dessas ações já em desenvolvimento, a contribuição do GEE (Grupo de Estudos Energéticos) através da construção do CPPHV, irá somar ainda mais ao desenvolvimento dos trabalhos envolvendo o uso de hidrogênio que já estão em andamento.

O Reitor da Unifei, Prof. Dr. Edson da Costa Bortoni, diz que a iniciativa coaduna com os propósitos iniciais da fundação da Unifei, em 1913, estabelecendo a sustentabilidade energética como sua veia principal. “Trata-se de um capital intangível construído há mais de 100 anos que não pode, de maneira alguma, ser desprezado. Esta é a marca da Unifei. Gostaria de agradecer imensamente a todos que desdobraram-se para a conquista deste projeto tão importante para nós”, afirma.

O Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, destaca a importância da construção do CPPHV, o que representará, juntamente com o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB), mais uma importante oportunidade de desenvolvimento e consolidação para o Ecossistema do município. “O apoio do poder público municipal à iniciativa pode estabelecer uma ponte entre os vários parceiros potenciais do projeto, atraindo novas oportunidades no segmento de energia renovável. Este apoio é essencial para a Pesquisa, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo na cidade. Parabenizo à GIZ pela confiança na escolha da Unifei e a todos da Universidade na pessoa do Prof. Bortoni”, finaliza.

Fonte: PMI

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais