Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Greve dos professores das escolas municipais completa 25 dias em Itajubá

itajuba

A greve dos professores das escolas municipais de Itajubá (MG) completa 25 dias nesta quarta-feira dia 25/05 com impactos para alunos e suas famílias. Os servidores reivindicam melhores salários e condições de trabalho.

Os profissionais de educação estão em greve desde o dia 1º de maio. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos, dos mais de 400 trabalhadores do magistério, 80% aderiram à paralisação. Entre as reivindicações, estão o reajuste do piso salarial e melhorias das condições de trabalho.

“Embora o município alegue que pague o piso salarial, a lei que foi aprovada pela Câmara dos Vereadores defasa o salário dos trabalhadores do quadro do magistério. O valor do reajuste foi de 33,24%, aqui em Itajubá ela dá de 0% a 4% de reajuste para esses profissionais. Lembrando que inflação não é reajuste. O direito à reposição da inflação está garantido na Constituição e todos os setores tem que ganhar. Então, o reajuste mesmo eles não ganharam e o salário em relação ao piso diminuiu”, disse a advogada Larissa Pereira.

Ainda segundo a advogada do sindicato, não houve nenhuma negociação com a prefeitura.

“Em que pese, a gente sempre protocola ofício, sempre faz o pedido, mas não conseguimos nem que a administração municipal apresentasse uma proposta. Então, infelizmente até agora nada”, disse.

Greve dos professores das escolas municipais completa 24 dias em Itajubá, MG — Foto: Reprodução/EPTV

Greve dos professores das escolas municipais completa 24 dias em Itajubá, MG — Foto: Reprodução/EPTV

Os pais dos alunos chegaram a criar um grupo nas redes sociais com 130 membros para discutir a situação dos filhos.

“Tenho duas crianças que estão na escola, infelizmente teve essa paralisação e a gente não sabe quando vai acabar, o que vai ser feito, ninguém resolve nada, um fica jogando para o outro. Não sabemos de quem realmente é o problema. Só queremos que o problema solucione para nossas crianças poderem voltam para a escola. Tem pais que realmente não têm com quem deixar os filhos. Então, acaba pagando uma escola particular, tirando sustento de casa para pagar escola”, destacou o balconista Jairo Ribeiro Cardoso.

Segundo a prefeitura, sobre as reivindicações do magistério apontadas pelo sindicato, a prefeitura informou que as mudanças na carga horária e contratação de novos professores fazem parte de um projeto que está em tramitação na Câmara de Vereadores.

Ainda conforme a prefeitura, um novo piso para a categoria foi aprovado pelo Legislativo e será pago junto com os valores retroativos. Uma audiência de conciliação entre prefeitura e representantes do sindicato foi marcado para esta quarta-feira (25).

g1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais