Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Governo de Minas anuncia fábrica da Heineken em Passos

1

O Governo de Minas anunciou na manhã desta quarta-feira (27) a instalação de uma fábrica da Cervejaria Heineken em Passos (MG). O anunciou aconteceu durante uma solenidade para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o estado, o Ministério Público e a HNK BR Indústria de Bebidas, um dos braços de produção da Cervejaria Heineken no país.

Participaram da cerimônia o governador do estado, Romeu Zema (Novo); o procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares Júnior; procurador da república, Carlos Bruno Ferreira da Silva; o presidente do grupo Heineken, Mauricio Giamellaro; o prefeito de Passos, Diego Oliveira, além de outros representantes do estado e da cervejaria.

Governo de Minas anuncia fábrica da Heineken em Passos

Governo de Minas anuncia fábrica da Heineken em Passos

A unidade em Passos será a 15ª fábrica da cervejaria no Brasil. A previsão é que ela seja inaugurada até 2025, mas a expectativa é que seja construída em até dois anos.

Governo de Minas anuncia fábrica da Heineken em Passos, MG — Foto: Gustavo Oliva/EPTV

Governo de Minas anuncia fábrica da Heineken em Passos, MG — Foto: Gustavo Oliva/EPTV

Cerca de 200 cidades se inscreveram para receber a nova fábrica da cervejaria. Segundo os representantes da empresa, o município do Sul de Minas foi escolhido por três fatores: “localização estratégica, disponibilidade hídrica e condições socioambientais”.

“A gente tomou uma decisão baseada em critérios técnicos. Acho que esse é um ponto importante. A gente agradece demais as mais de 200 cidades que se inscreveram formalmente, abraçando a Heineken, se colocando à disposição, mas a gente tinha pontos importantes também do ponto de vista de negócios para tomada de decisão. Então Passos foi escolhida […] Eu acho que o envolvimento das partes interessadas, proximidades de unidades de conservação e a própria oportunidade de desenvolvimento social foi um fator fundamental. Passos nos apresentou isso de uma maneira bastante satisfatória”, explicou Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken.

Segundo a Associação Comercial da cidade, mais de 350 empregos deverão ser gerados e o investimento poderá chegar a R$ 1,8 bilhão. Ainda de acordo com o presidente da cervejaria no Brasil, Mauricio Giamellaro, a fábrica em Passos também deve gerar cerca de 11 mil empregos indiretos para toda a região.

No município, serão produzidas as cervejas Heineken e Amstel. A área em que a cervejaria será construída já foi definida. O terreno fica às margens da MGC-146, que liga Passos a São João Batista do Glória. O local que abriga uma plantação de soja deverá dar espaço à fábrica de cervejas.

Moradores vivem expectativa por anúncio de fábrica da Cervejaria Heineken em Passos, MG — Foto: Reprodução EPTV / Cacá Trovó

Moradores vivem expectativa por anúncio de fábrica da Cervejaria Heineken em Passos, MG — Foto: Reprodução EPTV / Cacá Trovó

Além da geração de empregos, o governador Romeu Zema pontuou a importância da fábrica para o ICMS do município e do estado como um todo.

“Sem dúvida nenhuma, o primeiro benefício direto é a geração de empregos. Pessoas que hoje não têm renda, passarão a ter uma renda. A prefeitura passará a ter uma fonte adicional de arrecadação, porque é uma empresa que agrega muito valor na produção e, com isso, tanto o estado quanto a prefeitura terão uma maior arrecadação de ICMS. E, uma empresa chama outras empresas”, afirmou o governador.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, falou sobre o impacto da chegada da cervejaria em Passos para as micro e pequenas empresas do município.

“Nós temos um programa de encadeamento produtivo. Vamos tentar trabalhar os fornecedores locais, as micro e pequenas empresas locais, para se habilitarem a fornecer para a Heineken, porque uma pequena empresa quando fornece para Heineken vai poder fornecer para qualquer empresa do mundo. Então, isso tudo emancipa o empreendedorismo”.

Energia Verde

Durante a cerimônia, a empresa anunciou que os moradores de Passos poderão participar de um programa de energia sustentável criado pelo grupo. A plataforma de energia verde foi lançada na semana passada pela empresa para consumidores em geral. Os moradores do município que se inscreverem no programa poderão ter uma redução de até 15% na conta de energia elétrica.

“A Heineken lançou na última semana uma plataforma de energia verde para consumidores em geral, seja bares, restaurantes ou mesmo vocês nas suas casas. A plataforma ‘Heineken Energia Verde’ permite que você entre, faça um cadastro e consiga consumir energia renovável na sua própria casa, com um simples cadastro e uma mudança na distribuidora de energia”.

“Passos já está 100% coberto nesse programa. Quem quiser já adquirir energia verde na sua casa tem o QR Code, mas é só digitar também no buscador ‘Heineken Energia Verde’. Acho que a pergunta que sempre fica: ‘além de energia verde, há alguma vantagem?’ Sim, até 15% de redução na conta de energia”, disse Mauro Homem.

Corrida pela cervejaria

No final do ano passado, depois que a empresa oficializou que a nova fábrica do estado não seria mais construída em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma corrida começou no estado e na região para atrair o novo empreendimento.

Passos foi uma das cidades que declararam interesse em receber o empreendimento. Para isso, ofereceu muita água e área industrial ampla. Pelas ruas da cidade, os moradores aguardavam ansiosos pela oficialização.

“Vai trazer mais trabalho para as pessoas, então é um avanço para a cidade”, disse o analista de sistemas Sandro Funchal do Nascimento.

g1

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais