Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Governo de MG é contra destinação de mais resíduos radioativos à unidade da INB, em Caldas

sem-titulo

O Governo de Minas Gerais é contra o recebimento de mais resíduos radioativos pela Unidade da INB em Caldas (MG). A afirmação sobre esta situação foi feita pelo Secretário de Estado, Igor Eto, nesta quinta-feira (23), quando ele esteve em um evento empresarial em Varginha (MG).

“O Governo de Minas Gerais é contra a vinda desses resíduos químicos para a região de Caldas. A gente acredita que já tem uma situação de degradação na região, e que não faz sentido e não tem como agregar ainda mais esse problema para a região”, falou, em entrevista à EPTV, afiliada Rede Globo.

Igor Eto destacou que impedir a destinação dos resíduos não depende do governo estadual, mas afirma que será feito o possível para que a região de Caldas não recebe o lixo radioativo.

“A gente sabe que não depende somente da vontade do governo estadual. Há também a questão da empresa, a questão do Ministério Público, a legislação federal com quem ela se apega em sua proteção. Nós estamos discutindo e debatendo. Vamos até o fim”, disse.

Secretário estadual Igor Eto diz que Governo de MG é contra destinação de mais resíduos radioativos à unidade da INB em Caldas (MG) — Foto: Reprodução/EPTV

Secretário estadual Igor Eto diz que Governo de MG é contra destinação de mais resíduos radioativos à unidade da INB em Caldas (MG) — Foto: Reprodução/EPTV

A possiblidade

No começo do mês, foi divulgada a informação de que a unidade desativada das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caldas, poderá receber mais resíduos radioativos.

A notícia era de que cerca de 1 mil toneladas de materiais e equipamentos radioativos que atualmente estão armazenados em uma unidade desativada da empresa em Interlagos, São Paulo, poderá ser removida para a unidade do Sul de Minas.

Unidade da INB em Caldas poderá receber mais de 1 mil toneladas de lixo radioativo armazenado em São Paulo — Foto: Divulgação/INB

Unidade da INB em Caldas poderá receber mais de 1 mil toneladas de lixo radioativo armazenado em São Paulo — Foto: Divulgação/INB

O Ministério Público instaurou um inquérito civil para apurar a regularização ambiental de materiais e rejeitos radioativos armazenados nessa unidade em Interlagos, que está desativada em 1992. Em resposta, a INB informou ao MP que já iniciou um processo de descomissionamento ou desativação total da unidade.

Segundo a INB, a empresa teria duas opções para o destino do rejeito: levá-lo para Itu (SP), onde há o armazenamento de materiais radioativos ou levá-lo para Caldas, onde já existe o mesmo rejeito, do tipo torta 2.

Intervenção da Câmara

A Câmara de Vereadores de Caldas aprovou por unanimidade um requerimento com perguntas sobre a situação da empresa e da possibilidade da cidade receber mais rejeitos radioativos.

No requerimento, os vereadores pedem informações sobre a situação atual do material radioativo que já está armazenado em Caldas. Eles também questionam e pedem a documentação que comprove que a unidade da cidade seria a mais ideal para receber esse novo material.

Câmara de Caldas questiona INB sobre material radioativo que pode ir para a cidade — Foto: Reprodução EPTV

Câmara de Caldas questiona INB sobre material radioativo que pode ir para a cidade — Foto: Reprodução EPTV

Os vereadores também questionam sobre o andamento das ações civis públicas em vigor e perguntam ainda se a INB tem interesse em transformar a unidade de caldas em um “lixão” radioativo nuclear.

Assim que a informação veio à tona, uma comitiva com prefeitos de Caldas e cidades vizinhas, além de outras autoridades, esteve na sede da INB, onde foi recebida pelo presidente da empresa. Na ocasião, o prefeito de Caldas reafirmou que o município não tem interesse de receber essa carga de material radioativo.

 Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais