Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Estudantes do ensino médio participam de desafio baseado em segurança virtual

ciber

Cerca de 60 estudantes do ensino médio participam do Telecom Challenge, um desafio hacker, organizado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG).

A competição é no formato online e todos os desafios são baseados em diversas situações que podem aparecer quando qualquer pessoa estiver navegando na internet.

Situações essas que pode até mesmo fazer com que o computador possa ser invadido.

“Na competição nós temos várias informações codificadas para que o aluno possa compreender que, através da codificação, na transmissão de dados, cripitografia e outros modelos de proteção, estão presentes e servem para garantiu a segurança dessas comunicações”, destacou o especialista em cyber segurança do Inatel, Francisco de Assis do Carmo.

São 58 estudantes do ensino médio e técnico que participam do Telecon Challenge e para isso eles foram capacitados. O intuito da competição é fazer com que eles se interessem pela área de rede de comunicações.

“Levar esse conhecimento aos alunos e também instigar nesses alunos que eles se interessem pela área de rede de comunicações e segurança cibernética. Que eles entendam a importância desse setor para nossa sociedade”, completou o especialista.

Segurança no cotidiano virtual

A segurança cibernética é uma das áreas mais em alta no mercado e com a chegada da pandemia nunca foi tão necessário o serviço desses profissionais. Desde 2019 o laboratório do Instituto forma engenheiros que vão atuar nesse mercado, executando projetos científicos e tecnológicos, visando um único objetivo: a proteção dos nossos dados.

Com o isolamento social muito trabalho passou a ser feito em casa, o estudo também está sendo online. Isso acelerou a transformação digital. O levantamento de uma empresa de cyber segurança mostra: o Brasil tem atualmente em uso 424 milhões de dispositivos digitais – computador de mesa, notebook, tablet e smartphones.

São quase dois dispositivos por pessoa. Só que muitos deles não têm ferramentas de segurança adequadas.

“Tem ataque [virtual] que visa corromper a confidencialidade do sistema, onde vou ter acesso a uma informação que eu não deveria ter. Tem ataques de autenticidade, quando se passa por outra pessoa. Ataque de integridade, onde uma mensagem ou dado é corrompido. A dica que eu dou, talvez uma das mais simples, é desconfiar de tudo que aparecer”, comentou o professor de engenharia de telecomunicações Guilherme Pedro Aquino.

Entre os projetos que foram desenvolvidos no Inatel estão o controle de acesso e de ponto eletrônico. O que mostra que: quanto mais conectados, mais promissor é esse universo.

“Nós desenvolvemos dentro do curso de engenharia de telecomunicações as matérias relacionadas à segurança de rede. Em todas essas matérias a gente sempre tenta mostrar para os nossos alunos como eles podem atuar para evitar os tipos de ataque. É uma profissão do presente e do futuro”, disse o professor Guilherme.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais