Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Documentário ‘Operação Camaducaia’ é premiado em festival internacional no Canadá

fotos-acervopessoal-solangefernandes

O documentário ‘Operação Camaducaia’ ganhou o prêmio de melhor documentário de direitos humanos do Festival de Filmes Independentes de Montreal, no Canadá. A produção foi lançada em dezembro do ano passado e conta a história de 93 garotos presos em São Paulo e levados para Minas Gerais durante a ditatura militar.

Para o diretor do documentário, Tiago Rezende de Toledo, ganhar o prêmio é uma forma de reconhecimento do trabalho realizado pela equipe e, principalmente, da coragem de quem contou a história.

“Foi demais! Afinal, é meu primeiro longa-metragem e foram 10 anos de dedicação, nos quais, em muitos momentos não tinha certeza como seria concluído e se o tema ainda seria relevante. Ganhar esse prêmio é um reconhecimento para o trabalho de todos aqueles que apostaram no filme durante essa jornada e, sobretudo, para a coragem daqueles que contaram as suas histórias”, falou.

O Festival de Filmes Independentes de Montreal é dedicado para filmes e roteiros canadenses e internacionais de todos os gêneros. Todos os meses o festival premia os melhores de cada categoria e os vencedores de abril foram divulgados no dia 29. Em agosto deste ano, a organização pretende reunir os premiados de cada mês para eleger o melhor do ano em cada categoria.

“Eu acredito muito no potencial do filme, mas sinceramente já estou muito contente com o que conquistamos, pois já abre novas janelas de exibição”. finalizou.

Documentário Operação Camanducaia foi lançado em dezembro de 2020 — Foto: Felipe Campos

Documentário Operação Camanducaia foi lançado em dezembro de 2020 — Foto: Felipe Campos

Operação Camanducaia

O filme “Operação Camanducaia” conta sobre uma operação clandestina em 1974. Na ocasião, policiais de São Paulo (SP) prenderam 93 crianças e adolescentes acusados de pequenos delitos. Eles foram despidos, espancados e jogados em um barranco perto da cidade de Camanducaia.

Apenas 41 deles apareceram na cidade na manhã seguinte, machucados, nus e esfomeados, invadindo bares e restaurantes à procura de roupas e comida. Os outros 52 jovens continuam até hoje com o paradeiro desconhecido.

“É uma história muito chocante da época da ditadura que praticamente caiu no esquecimento. Então o filme tem essa missão de resgate histórico, mas, sobretudo de discussão sobre direitos humanos, infância e violência”, explicou Tiago Rezende de Toledo, diretor do filme.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais