Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

CPI decide ouvir diretora da VTCLog após ministro permitir a motoboy não comparecer

criacao-de-destaques-2021-04-14t110803-767

A cúpula da CPI da Covid decidiu marcar para esta terça-feira (31) o depoimento da diretora-executiva da VTCLog, Andréia Lima.

A medida foi tomada na noite desta segunda-feira (30) durante reunião na casa do presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), da qual também participaram o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator do colegiado, Renan Calheiros (MDB-AL).

Inicialmente, a CPI tomaria nesta terça-feira o depoimento do motoboy Ivanildo Gonçalves, que, a serviço da VTCLog, teria feito saques milionários, considerados suspeitos.

Entretanto, a cúpula da CPI decidiu alterar a programação depois que o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, garantiu a Ivanildo Gonçalves o direito de não comparecer à comissão.

A convocação de Andréia Lima já havia sido aprovada pela comissão em 7 de julho. Entretanto, a data de comparecimento ainda estava indefinida.

Vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues disse que, durante a reunião desta segunda-feira, a executiva da empresa foi informada de que o depoimento estava agendado para esta terça-feira.

Randolfe Rodrigues disse ainda que, se ela não comparecer, a CPI poderá acionar a Polícia Legislativa para localizá-la a fim de que o colegiado possa ouvi-la.

A VTCLog é uma empresa selecionada pelo Ministério da Saúde para cuidar da armazenagem e distribuição de medicamentos.

A CPI vê indícios de irregularidades na contratação da empresa pela pasta. Uma das suspeitas é um contrato em que o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias tenha aceitado pagar 18 vezes o valor que havia sido recomendado pelos técnicos da pasta. O Tribunal de Contas da União (TCU) também analisa a negociação.

Para os senadores que integram a cúpula da CPI, a VTCLog pode ser uma peça em suposto esquema de corrupção e pagamento de propina a agentes públicos e políticos.

“Infelizmente, não vamos poder ouvir o motoboy que teria sacado R$ 5 milhões e entregado esse dinheiro diretamente na residência dos beneficiários. Esse depoimento, do ponto de vista da roubalheira, da corrupção, é muito importante, mas não vamos desistir dele”, afirmou o relator Renan Calheiros (MDB-AL) após a reunião.

“Amanhã [terça], vamos ouvir a Andréia. Ela, na semana que passou, nos telefonou e se colocou à disposição para marcar a data do depoimento. Então que se faça esse depoimento amanhã. Se ela não comparecer, teremos que trazê-la sob vara”, completou o emedebista.

A cúpula da CPI também decidiu nesta segunda-feira recorrer da decisão que deu ao motoboy Ivanildo Gonçalves o direito de não comparecer à comissão. Os senadores disseram ter pedido ao presidente da Suprema Corte, Luiz Fux, urgência na análise desse recurso.

Nova convocação

Além de tentar ouvir Andréia Lima, a CPI da Covid deve votar nesta terça-feira novos requerimentos, entre os quais:

  • convocação da advogada Karina Kufa, que defende o presidente Jair Bolsonaro;
  • quebra de sigilos do motoboy Ivanildo Gonçalves.
  • reconvocação do motoboy.

Sobre a convocação de Karina Kufa, Renan Calheiros disse que a advogada “fez a ligação de muitos atores dessa roubalheira”.

“Ela tem responsabilidade com o que aconteceu e, nessa condição, ela vai depor na CPI”, afirmou o relator.

O nome de Karina Kufa apareceu durante depoimento, na semana passada, do ex-funcionário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Ricardo Santana.

Durante a sessão da CPI na última quinta-feira, foi apresentada uma mensagem enviada por Ricardo Santana ao suposto lobista Marconny Albernaz em 23 de maio do ano passado.

No texto, o ex-secretário da Anvisa escreve a Marconny: “Foi um prazer te conhecer hoje na casa da Karina. Aliás, ela me passou seu telefone. Obrigado pelo bate-papo agradável. Se eu puder te ajudar em algo, conte comigo. Boa noite”.

Vice-presidente da CPI, o senador Randolfe Rodrigues afirmou que naquela data foi realizado um evento na casa de Karina Kufa. Para o senador, o texto indica que foi Karina quem apresentou o lobista, que atuaria em favor da Precisa Medicamentos, a Ricardo Santana.

Aos senadores, o ex-secretário da Anvisa confirmou que conhece a advogada, mas disse não se lembrar o “contexto” no qual conheceu Marconny Albernaz Ribeiro.

Relatório final

Após a reunião na casa de Omar Aziz, Renan Calheiros disse que pretende apresentar o relatório final da CPI em cerca de três semanas.

“Com a necessidade, que continua, de ouvir algumas pessoas, nós deveremos entregar esse relatório no dia 21, 22 ou 23”, declarou

Próximos depoimentos

A cúpula da CPI também atualizou a previsão dos próximos depoimentos no colegiado. Pelo que ficou definido:

  • 1º de setembro: Marcos Tolentino, empresário e suposto sócio do FIB Bank;
  • 2 de setembro: Marcony Albernaz, lobista ligado à Precisa;
  • 14 de setembro: Karina Kufa, advogada;
  • 15 de setembro: Danilo Trento, diretor da Precisa;
  • 16 de setembro: representante da Prevent Senior;
  • 17 de setembro: Elcio Franco, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde.

O relator da CPI disse ainda que antes da apresentação da conclusão dos trabalhos, a comissão deve fazer uma cerimônia com representantes e familiares de vítimas da Covid-19 no Brasil.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais