Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Covid-19: tempo de internação é maior em Três Corações, Varginha e Pouso Alegre

internacao

Pacientes ficam mais tempo internados em tratamento do coronavírus em Três Corações, Varginha e Pouso Alegre. Os dados foram levantados por um grupo de pesquisa da Unifenas e divulgados pelo professor de epidemiologia da instituição Vinício Rocha, que também é membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Varginha.

De acordo com o estudo, o tempo médio de internação no Sul de Minas era de 7 dias em 2020 e este ano subiu para 8. O levantamento foi feito em hospitais que realizam atendimento da Covid-19 pelo SUS e possuem leitos de UTI. Ele mostra que o tempo que o paciente é maior apenas nas três cidades.

Três Corações é quem possui a maior média e teve crescimento entre o ano passado e 2021. O estudo aponta que pacientes permaneciam no hospital por 10 dias em 2020 e este ano permanecem, em média, 11.

Varginha e Pouso Alegre tiveram diminuição na média entre um ano e outro, mas estão entre as três cidades em que os pacientes levam mais tempo em tratamento. Em Varginha, a média foi de 11 (em 2020) para 8 (em 2021). Já em Pouso Alegre a queda foi de 10 (2020) para 8 (2021).

Gráfico do estudo da Unifenas mostra o tempo de internação de paciente com Covid-19 no Sul de MG — Foto: Reprodução/Unifenas

Gráfico do estudo da Unifenas mostra o tempo de internação de paciente com Covid-19 no Sul de MG — Foto: Reprodução/Unifenas

Mortalidade

O mesmo estudo também mostra o percentual de morte em decorrência da doença entre os pacientes que se internam pelo SUS em UTI e enfermaria nos hospitais dos municípios da região.

O levantamento mostra que a mortalidade, em 2021, é de 23,9, enquanto era de 21,2% no ano passado. De acordo com o estudo, as cinco cidades com maior índice de mortalidade hospitalar em 2021 são Boa Esperança (36,6%), Alfenas (36,4%), Santa Rita do Sapucaí (32,5%), Varginha (29,9%), Aiuruoca (28,6%).

Gráfico mostra a mortalidade hospitalar pela Covid-19 em municípios do Sul de MG — Foto: Reprodução/Unifenas

Gráfico mostra a mortalidade hospitalar pela Covid-19 em municípios do Sul de MG — Foto: Reprodução/Unifenas

“Como conclusão percebe-se que a mortalidade hospitalar vem aumentando nos hospitais do Sul de Minas, o que pode indicar sobrecarga das equipes e efeitos da lotação na qualidade da assistência ofertada. Por outro lado, maior média de dias de internação pode ser um sinalizador da gravidade com que os pacientes têm dado entrada para atendimento. Este indicador também serve de alerta para necessidade de redução de novas internações, pois o maior tempo de hospitalização acarreta menor renovação de leitos e maior risco de colapso hospitalar”, diz o estudo.

 Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe seu comentário:

Chama no whats

Chama no whats

Nossas Redes Sociais

Jovem Pan Itajubá


R. Comendador Schumann, 127, Centro/Itajubá - MG
Cep.: 37501-056
Fone: (35) 3622 4649
Whats: (35) 9.9203-3013

Mapa do Site

Curta no Facebook

Redes sociais